Curso de Enfermagem

25/11/2019

De 19 a 21 de novembro, em Chapecó, aconteceu o 3º Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e a 2ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida.

Os eventos foram organizados pelo Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e trouxe como tema a "Sistematização da Assistência de Enfermagem e uso de Tecnologias para fortalecer o Processo de Trabalho".

A Unidavi estava representada pelos acadêmicos Carolina Tomedi de Oliveira; Cinthia da Silva; Greice Kelli da Silveira; Keyse Caroline Renken; Mariana Hasse; Mayara Lais Roper; Pedro Luan Matias dos Santos; e Stéfani Roos da Silva que estavam acompanhados da Prof.ª Joice Terezinha  Morgenstern.

O trabalho "Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidades de Urgência e Emergência: qual sua aplicação?" foi apresentado pela acadêmica da 8ª fase, Jaíne Maria Fontanive.

O principal objetivo dos eventos foi oportunizar a socialização de experiências exitosas da aplicabilidade da SAE como um instrumento tecnológico que qualifica e organiza o cuidado e documenta a prática profissional do enfermeiro.

Ainda, fomentar a autonomia da profissão, por constituir-se em uma metodologia de trabalho reconhecida pelos enfermeiros, que permite aproximação do profissional com o usuário, equipe e familiares; fortalecer os processos de comunicação entre os diferentes profissionais da equipe de saúde; mobilizar os profissionais para o fortalecimento das práticas relacionadas a segurança do paciente.

Por fim, fortalecer a integração ensino-serviço no que diz respeito a consolidação da SAE como ferramenta imprescindível no trabalho em saúde e enfermagem nos serviços de saúde. Proporcionar momentos de atualização frente aos processos legais da profissão. Contaremos com a participação de acadêmicos de enfermagem, alunos de pós graduação em enfermagem, professores de enfermagem, profissionais de enfermagem que integram a Rede de Atenção à Saúde.

Colaborou: udesc.br/ceo/conssae