Doutorado em Administração

25/11/2019

O docente da Unidavi e agora Doutor, professor Germano Gehrke, defendeu a Tese de Doutorado, realizado no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

O tema foi: A importação como função de desempenho de empresas de capital aberto no Brasil. "Trabalho há anos com comércio internacional e minha percepção construída pela própria experiência indica que empresas que se dedicam à importação apresentam resultados favoráveis", comenta o docente.

Outro fator que o levou a escolher este tema, foi que uma das hipóteses da tese considera que a importação exerce um efeito favorável no lucro das organizações. "A pesquisa indicou uma forte correlação positiva (grau de certeza superior a 99%) entre importação e lucro a partir de levantamento desenvolvido entre os anos de 1999 e 2017 para 202 empresas brasileiras de capital aberto (dados disponíveis a partir do MDIC e da BovespaBM&F)", complementa professor Germano.

Participaram da Banca: Prof. Dr. Hoyêdo Nunes Lins (UFSC); Prof. Dr. Marcus Venicius Andrade de Lima (UFSC); Prof Dr. José Alonso Borba (Orientador UFSC); e Prof. Dr. Mohamed Amal (FURB).

Professor Germano diz que ficou, particularmente, satisfeito com o trabalho, uma vez que o resultado do estudo alinhou-se com a percepção da importância da importação. "Enquanto boa parte das organizações ainda considera a abertura comercial como uma ameaça, aquelas empresas que entendem a importação como uma oportunidade (de aumentar a linha de produtos oferecidos, buscar fornecedores mais competitivos, adotar novas tecnologias) efetivamente têm seus resultados financeiros favorecidos", enfatiza.

Tem agradecimentos. "Meu obrigado às instituições onde leciono, que me motivaram a aprofundar os estudos", finaliza o docente.