Notícias

Saúde em foco

26/11/2019


Dia 22 de novembro, no Centro de Inovação Norberto Frahm - CINF, aconteceu dois importantes eventos voltados à área da Saúde. O 1º Seminário Regional de Fortalecimento do SUS e a 1ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS no Alto Vale do Itajaí.

Participaram da atividade: a Coordenadora do curso de Enfermagem da Unidavi, Prof.ª M.ª Rosimeri Geremias Farias; a Articuladora da Comissão de Integração em Saúde, Dr.ª Roselita Sebold; a Gerente da Supervisão Regional de Saúde - Supres, de Rio do Sul, Raquel Faller; o Coordenador da Comissão Intergestores Regional - CIR, Simão Hasckel; a Secretária Adjunta da Saúde de Rio do Sul, Ivanir Schlemper; e a Palestrante, Dr.ª Ligia Giovanella.

Os temas apresentados:

Desafios da Atenção Primária no SUS em contexto de restrição de Direitos, com Dr.ª Ligia Giovanella.

Acesso Avançado: uma ferramenta na organização do processo de trabalho da equipe de Saúde da Família, com a enfermeira Josélis Mafra Santiago.

Foi abordado, ainda, o assunto Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde. 

A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. "Mediante o contexto que vivemos, é de suma importância que gestores, profissionais de saúde, usuários, entidades de ensino em saúde, organizações não governamentais entre outros, discutam os caminhos do Sistema Único de Saúde, apresentem as experiências exitosas que consolidam esse sistema como um espaço público humanizado e acolhedor", comenta professora Rosimeri.

Compartilhe a notícia: