Notícias

Fisioterapia

12/02/2019


Na noite de ontem(11), 55 acadêmicos participaram da Aula Inaugural de Fisioterapia. "Certamente é um momento muito importante para o Alto Vale, onde a Missão da Unidavi está sendo cumprida através do lançamento e da concretização de mais um curso na área da Saúde", comenta o Reitor, Prof. Célio Simão Martignago.

Junto ao Reitor, participaram: Vice-reitor e Pró-reitor de Administração, Prof. Alcir Texeira; Coordenador do Curso de Fisioterapia, Prof. M.e Luis Otávio Matsuda; Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, Prof. M.e Sandroval Francisco Torres; Delegado do Conselho Geral do Curso de Fisioterapia em Santa Catarina, Alexandre Jardel Rocha Moratelli; e a Prof.ª M.ª Ana Carolina Valente.

Professora Ana Carolina trouxe como tema da Palestra "De paciente à professora: como a fisioterapia transformou a vida da Ana" que objetiva despertar a paixão pelo curso, mostrar as possibilidades do campo de atuação e incentivar a constante busca pelo conhecimento.

Ana é Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, na área de Concentração de Fissuras Orofaciais e Anomalias. Possui Mestrado na mesma área, com aprimoramento em Síndromes e Anomalias Craniofaciais e Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto.

Professor Matsuda conta que a Ana é uma jovem pesquisadora mestra e doutoranda. "Ela iniciou a Fisioterapia por influência nossa, na época em que era paciente da nossa clínica, e se encantou pelo curso", ressalta.


O Curso

O pré-projeto do curso foi entregue para Reitoria no ano de 2013. Nesta época, os gastos com investimento não justificariam a implantação de um curso com os moldes do atual curso de Fisioterapia. Em meados de outubro de 2018, o projeto foi reescrito e adaptado nos moldes das novas diretrizes curriculares. Esta obra foi concluída graças a participação da equipe formada pelos professores Luis Otávio Matsuda, Josie Budag Matsuda e Fernanda Souza. Além do apoio técnico e administrativo dos gestores da Unidavi e colaboradores. O nascimento do curso foi fundamentado nas carências regionais de profissionais em diversas áreas da Fisioterapia. Assim, no final de 2018 nasce um curso, totalmente remodelado e estruturado. Neste aspecto, junto com a construção do Núcleo de Práticas da Saúde foi possível criar um curso com uma das maiores infraestruturas da área da saúde do Sul do país. Capacitado para incrementar o desenvolvimento científico regional e suprir as necessidades sociais neste nicho de mercado.



Compartilhe a notícia: