Design de Moda

12/02/2019

Na noite da terça-feira (12), os acadêmicos do curso de Design de Moda participaram da Aula Inaugural do curso. Participaram do momento o Reitor da Unidavi, Professor Mestre Célio Simão Martignago, o Gerente Executivo Sesi/Senai Alto Vale do Itajaí, Giovane Honorato de Carvalho, o Presidente da SINFIATEC, Professor Pedro Leal da Silva Neto Presidente, o Vice-presidente do Sinfiatec, Iuri Cristofolini, o Coordenador do Curso de Moda, Professor Mestre Jean Gilberto Caetano, a Diretora do Sinfiatec e Professora Ana Paula Henkel, estilista e empresária de moda e ainda representantes comercias da indústria têxtil da região.

O gerente Executivo do Senai destaca que a parceria entre as entidades foi fundamental para que se montasse o curso. "O diferencial do curso foi o início do projeto, com o Sindicato Patronal, em parceria com a Unidavi e Senai, para construir todo o projeto desse novo curso. Estaremos utilizando as salas da Unidavi, a unidade e laboratórios do Senai. O diferencial foi ouvir as demandas do mercado, que é o sindicato que é composto pelas empresas, e ouvir a questão acadêmica, envolvendo Unidavi e Senai para em conjunto construir esse projeto", explica Giovane. Ele ressalta ainda que o ramo da moda está em plena expansão e há a necessidade de profissionais qualificados para atuar na área. "A região é muito forte na área da moda, o nosso ramo que tem maiores trabalhadores na indústria está na moda, então temos um mercado em franco crescimento e precisamos cada vez mais qualificar esses trabalhadores", ressalta.

Para a diretora do Sinfiatec e professora do curso, Ana Paula, a aproximação com a indústria ampliará ainda mais a colocação dos estudantes no mercado de trabalho. "O mais interessante dele é essa parceria, que vai aproximar muito o aluno do mercado de trabalho. Ele vai ter acesso aos fornecedores, a empresários que estão dispostos a encaixar esses profissionais desde o começo para ser contratados", comenta.

O curso

O curso tornou-se uma necessidade para o Alto Vale do Itajaí, devido aos objetivos institucionais e a demanda identificada na região. Além de estimular diretamente o setor industrial, gestor de empresas de confecção e lojas, assessoria de moda e desenho de produtos na área de moda, cria novas oportunidades para o desenvolvimento dos demais setores da economia, instalados na Região.

Saiba mais aqui