Alunos com deficiência

06/02/2019

Ontem(05), a Coordenadora do Núcleo de Orientação a Pessoas com Necessidades Especiais (Nopne), Marizete Serafim Hoffmann e os alunos com deficiência, estudantes da Unidavi, estiveram reunidos para discussão e conhecimento de três assuntos. "Nossa pauta foi avaliar o 2º semestre de 2018, conhecer o Plano de Garantia de Acessibilidade (PGA) e escolher dois representantes para Comissão Nopne de Acessibilidade", explica Marizete.

Segundo os alunos atendidos, as ações de acolhimento do Núcleo têm feito diferença na estadia deles aqui na Unidavi. Marizete comentou dos recursos de acessibilidade que a instituição já possui e um acadêmico falou sobre a ótima experiência com o Nopne e as necessidades que foram atendidas mediante solicitação aos professores.

Ainda, a Coordenadora ressaltou a importância do aluno fazer a declaração de deficiência, referente às suas necessidades. Um dos alunos relatou o pronto acolhimento que sentiu no Núcleo, tanto como aluno como estagiário. Outro estudante falou sobre o apoio do setor fora da Instituição, inserção na sociedade e no mercado de trabalho.

A professora Aline Varela explanou sobre os desafios e a amplitude do atendimento do Nopne e Marizete comentou sobre a importância da participação dos alunos com deficiência nas reuniões e na comissão, pois a vivência pessoal dos alunos agrega a equipe para saber onde melhorar. Um dos alunos fez um relato sobre vagas de estacionamento e de não ser reconhecido como deficiente.

Ainda, se falou sobre dificuldades da acessibilidade no dia-a-dia, para pessoas com alguma deficiência que não é visível como o caso dos autistas, por exemplo. A Coordenadora reforçou a importância do posicionamento dos alunos e falou sobre o compromisso do Núcleo para com estudantes, funcionários e comunidade.

Ao final, aconteceu a escolha dos representantes discentes, para a Comissão Nopne de Acessibilidade, sendo: Itayran Lucio Pedroso, Dayana Comelli e Tainan Miranda da Silva.