Plano de Garantia de Acessibilidade

05/02/2019

O Plano de Garantia de Acessibilidade - PGA é o instrumento de concepção das dimensões da acessibilidade da Unidavi, onde são expressas as políticas acadêmicas institucionais e da definição de metas a serem alcançadas em um período de, no mínimo, três anos.

Para a Coordenadora do Núcleo de Orientação a Pessoas com Necessidades Especiais - Nopne, Marizete Serafim Hoffmann, a medida em que há uma sincronia com a comissão da Acessibilidade, se consegue atender a todas as demandas que são apresentadas. "Hoje temos uma acessibilidade possível, que garante a permanência dos acadêmicos que estão matriculados", explica.

A Instituição realiza muitas ações de curto, médio e longo prazo para que a inclusão se consolide. Se distribuem por dimensões:

• Arquitetônica: envolve rampas de acesso, plataformas, piso e mapa tátil, sinais luminosos, entre outros.
  • Atitudinal: envolve treinamento de professores e funcionários para os atendimentos, ausência de barreiras impostas por preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
  • Comunicacional: envolve ausência de barreiras na comunicação interpessoal, na comunicação escrita e na comunicação virtual (acessibilidade no meio digital).
  • Digital: envolve a ausência de barreiras na disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de tecnologias assistivas, compreendendo equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.
  • Metodológica: envolve a ausência de barreiras nos métodos, teorias e técnicas de ensino e de aprendizagem (escolar) de trabalho (profissional), de ação comunitária (social, cultural, artística, etc.), de educação dos filhos (familiar), entre outras.
  • Instrumental: envolve a ausência de barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de trabalho (profissional), estudo (escolar), lazer e recreação (comunitária, turística, esportiva, etc.) e de vida diária.

Marizete esclarece que os ambientes da Unidavi acolhem quem precisa de acessibilidade. ¿A medida em que o PGA estará sendo executado, teremos ambientes ainda mais acessíveis¿, conta. Ainda, para ela, é importante ser acessível enquanto universidade. "A Unidavi é para todos e "todos" envolve o universo do ser humano em sua complexidade. É na universidade que acontece encontros e narrativas de histórias de vidas, bem como a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, com competência e discernimento. As pessoas querem estar nesse mundo e têm direito de fazer parte desse movimento", complementa.

Conforme regulamento do Nopne, desde a matrícula inicial, o estudante é reconhecido e passa a ter o acompanhamento específico conforme demanda às necessidades apresentadas, podendo ser pedagógicas, arquitetônicas, comunicacionais, etc.