II Simpósio Internacional

18/03/2019

No dia 14 de março, o Assessor Pedagógico do curso de Medicina, Prof. Dr. Dorivaldo Duarte, participou do II Simpósio Internacional de Qualificação Médica que trouxe o Palestrante e Presidente da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research - FAIMER, Sr. John Norcini.

O evento, realizado em São Paulo, é patrocinado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, com participação da FAIMER e do National Board of Medical Examiners (NBME).

Foram discutidos temas importantes como cenário atual e perspectivas futuras do ensino médico no Brasil, análise crítica das ferramentas de avaliação do ensino disponíveis, capacitação de docentes, projeto de qualificação médica e desafios do ensino médico.

Professor Dorivaldo relatou sobre as experiências que estão ocorrendo na capacitação docente e as transformações no ensino médico, como a Avaliação Programática, por exemplo. "É uma ferramenta de avaliação da aprendizagem e para aprendizagem que analisa e coleta informações para melhorar um curso", explicou.

Ele comenta, ainda, sobre a experiência Faimer para a capacitação docente. "Devemos desenvolver novas competências para a transformação que ocorre no ensino médico em uma matriz curricular viva e dinâmica", ressalta.

O II Simpósio tem como objetivo discutir ações que possam apoiar as Escolas Médicas no que diz respeito a uma maior qualificação do ensino no País. Ferramentas de avaliação do aprendizado são potencialmente úteis na promoção de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Podem, por um lado, apontar temas plenamente incorporados pelos alunos, identificando, assim, práticas educacionais com condições de serem replicadas. Por outro lado, permitem detectar lacunas em áreas do conteúdo, que demandarão maior esforço individual ou intervenções institucionais.

Nesta edição, foram abordadas a capacitação docente e a avaliação do conteúdo aprendido pelos discentes. Sem foco na nota ou produção de rankings, a avaliação é uma importante fonte de informação e definição de oportunidades. Para o aluno, na priorização do esforço individual; para a instituição, no desenvolvimento docente e no aperfeiçoamento curricular.

Colaborou: iep.hospitalsiriolibanes.org.br