Notícias

Capacitação

04/04/2019


Na manhã de 3 de abril, a equipe da Central de Estágios foi parceira na formação continuada de alunos que desenvolvem estágios não-obrigatórios de "auxiliar de sala". A principal atividade destinada para este grupo é acompanhar, nas escolas, crianças e adolescentes com deficiência. 

Diariamente, no município de Rio do Sul, são mais de 190 crianças e adolescentes que precisam desse apoio. Estes estágios podem ser desenvolvidos pelos estudantes de Pedagogia, outras licenciaturas e Psicologia. "Eventos como estes enaltecem os serviços dos profissionais de educação que atuam nas escolas e ser parte desse processo, também é função social da Instituição", comenta a Coordenadora da Central de Estágios da Unidavi, Marizete Serafim Hoffmann.

A capacitação trouxe temas como:

Modelos de deficiência: como foram as concepções dos conceitos de deficiência ao longo da história do Brasil;

As leis que regulamentam o direito das pessoas com deficiência de exercer a sua cidadania;

Como lidar com a deficiência e no quê ela nos afeta; 

Percepções do "aprender", teorias de aprendizagem que nos oferecem suporte para o processo de ensino e aprendizagem. 

Ainda, ela reforçou o direito dos estagiários em ter orientação qualificada tanto da unidade que concede os estágios, quanto na Instituição de Ensino. "É uma oportunidade única e gratuita para todos os estudantes que desenvolvem estágios não-obrigatórios, podem tirar dúvidas e crescer na área da futura profissão", completa. 

Estudos apontam que alunos que desenvolvem estágios, ficam melhores preparados para o mercado de trabalho. "Tudo que se faz nos estágios não-obrigatórios, de uma forma ou de outra agrega conhecimento e experiências. E serve, inclusive, para confirmar a nossa escolha pela futura profissão", finaliza a Coordenadora.  

Compartilhe a notícia: