Projeto Bem Viver

08/04/2019

Na sexta-feira(5), os integrantes do Projeto Bem Viver, orientados pela Coordenadora do Curso de Psicologia, Prof.ª M.ª Cintia Adam e pela Egressa, Katia Gonçalves, realizaram atividades com os jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina - CIEE/SC, uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade oferecer capacitação profissional a adolescentes e jovens adultos, visando a integração no mercado de trabalho.

O trabalho foi dividido em dois momentos, manhã e tarde. Ambos abordaram como temática central: "Promoção de Saúde Mental e Prevenção do Comportamento Suicida", sendo incorporados assuntos como: o que é comportamento suicida; sinais e sintomas; fatores de proteção e fatores de risco; epidemiologia; programas de prevenção; e possibilidades de tratamento. Cerca 120 jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 22 anos, participaram das palestras.

Os integrantes do Bem Viver que realizaram o trabalho pela manhã foram: Alana Camargo, Joseane Bini, Mayne Margadona e Nilza Simplicio, todas cursando Psicologia, e Suyanne Luiza Barden Schaff, que cursa Medicina.

Já no período da tarde os integrantes foram: Bianca Foss e David Andrey da Silva, do curso de Enfermagem e Erica Mayer de Freitas, Fernanda Altof Schreiber, Josiell Raysel da Rosa, Larissa Felix Leite e Michele Silva de Werk Zanini, acadêmicos de Psicologia.

Após as atividades, os alunos relataram ter sido uma experiência fantástica e uma ótima interação com os jovens, sendo sempre muito educados. "Foi maravilhoso, todos participaram, curiosos em perguntar e apresentaram vivências. Resumindo foi uma experiência fantástica", comenta Mayne.

As palestras foram orientadas pela Psicóloga Katia Gonçalves. "Esse foi um momento ímpar para os voluntários do Projeto Bem Viver, uma oportunidade que os colocou em contato com a prática de se trabalhar com uma temática tão delicada e permeada de tabus. Os voluntários foram bastante dedicados e cuidadosos na preparação e execução das suas falas e atividades com os jovens, além de ser demonstrarem criativos", completa.

Cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano (um suicídio há cada 45 segundos) em todo o mundo, o colocando assim, como a segunda causa de mortes na faixa etária entre 15 e 29 anos de idade (World Health Organization - WHO, 2017). Dados esses que evidenciam um aumento significativo no número de suicídios entre adolescentes. "Adentrar no mundo da adolescência não é uma tarefa fácil, principalmente, quando se diz respeito a falar sobre emoções e formas de lidar com elas. Os integrantes do "Projeto Bem Viver" conseguiram executar essa tarefa com sucesso! Tenho certeza que a sementinha da Promoção de saúde e Prevenção ao comportamento suicida está plantada entre esses jovens, que tiveram a oportunidade de participar das atividades", explica Katia.

As atividades foram solicitadas por meio da Orientadora de Aprendizagem do CIEE, Jéssica Losi. "Em nome de todos os jovens e adolescentes presentes, podemos afirmar o quanto foi importante tratar deste tema que se faz presente hoje em nossas famílias e na sociedade. Percebi o grande interesse deles pela palestra, assistiram com muita atenção, participaram das dinâmicas propostas e se sentiram à vontade para partilhar momentos e situações de suas vidas particulares. Acredito que a palestra foi de grande valia para a vida de todos, desmistificando comportamentos e sinais de um possível suicida", finaliza Jéssica.