Inauguração Centro de Inovação

13/05/2019

No dia 10 de maio aconteceu a inauguração do Centro de Inovação Norberto Frahm, o CINF, instalado no antigo Parque Universitário Unidavi (PUNF). O espaço abriga agora a nova sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), o Núcleo de Desenvolvimento de Incubação (GTEC/Unidavi) e o espaço de Coworking, criado para promover inúmeros eventos e atividades envolvendo a comunidade.

A transferência das entidades para o local foi acordada com a Unidavi em uma negociação de pouco mais de um ano e possibilitará ainda mais usabilidade da estrutura disponível. A visão de ambas instituições é tornar o local um grande polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo.

Para o Vice-reitor da Unidavi, Prof. Alcir Texeira, as parcerias junto dos setores público e privado são primordiais para o desenvolvimento da inovação, assim como para o crescimento de cada novo empreendedor. "Essa ação, sobretudo, traz a aproximação das empresas com a universidade com o intuito de buscar através disso o desenvolvimento, não só de Rio do Sul, mas de todo o Alto Vale do Itajaí. É um momento de integração entre o ensino teórico e o ensino prático e essa aproximação vai funcionar como uma plataforma de conhecimento", ressalta.

Professor Alcir enfatiza que a mudança não afetará os serviços oferecidos pela Unidavi, como o Museu da Madeira, Espaço Indígena e o Espaço Moisés Boni, que abriga o Teatro Embaixo da Ponte.

O Presidente da Acirs, Eduardo Schroeder, explica que a necessidade levantada pelas entidades de uma sede maior foi somada à oportunidade de estar mais próximo da academia, o que potencializa as atividades de formação aos associados, assim como promover mais movimento ao local. "Nesse mundo compartilhado de tecnologia e empreendedorismo, entendemos que esse era o local ideal, para unir as forças com a academia e a associação", completa.

Na inauguração foram homenageados o Prof. Jaime João Pasqualini, que enquanto reitor da Unidavi garantiu a doação do terreno para a instituição. E ainda, Helena Frahm Perfoll, filha dos empresários Norberto Frahm e Hilda Frahm Perfoll, antigos proprietários do terreno.