04/06/2019

Dia 29 de maio, os acadêmicos da 5ª fase do curso de Administração dos Campi de Presidente Getúlio e Taió participaram de visita técnica às empresas Brandili, de Apiúna, e APM Terminals/Porto de Itajaí.

A atividade foi realizada de forma conjunta como parte do programa das disciplinas Administração de Recursos Humanos, com a Prof.ª M.ª Elisandra Marluce de Brito Farias, e Logística II, com o Prof. Jaciel Schmidt. Ainda, acompanhou a turma o Prof. M.e Douglas Heinz.

Na visita a Brandili, os acadêmicos puderam acompanhar todos os processos fabris desenvolvidos, como tinturaria, corte, costura e estampagem de peças, além de conhecer o armazém automatizado da empresa, um dos mais modernos do país, com capacidade de processar e enviar produtos para milhares de pontos de venda no Brasil e no mundo.

Para a professora Elisandra, a visita é uma ferramenta complementar para a formação acadêmica. "Ela possibilita que o aluno observe uma realidade de diferentes formas, o ambiente organizacional e seus processos, além de contribuir para o aperfeiçoamento do que aprendem em sala de aula", complementa.

Na APM Terminals/Porto de Itajaí, as turmas participaram de palestra sobre as operações da empresa no mundo, o Porto de Itajaí e o contexto do comércio exterior brasileiro na atualidade. Também puderam acompanhar operações de movimentação de contêineres e carga e descarga de navios.

A relação teoria e prática é um dos principais desafios aos acadêmicos dos cursos de gestão e o estreitamento desta relação através de visitas técnicas é uma ferramenta de conhecimento muito eficaz. "As visitas foram de extrema importância para o aprimoramento dos nossos conhecimentos. Ambas empresas nos surpreenderam em diversos fatores, como: recepção, organização, estrutura, satisfação dos colaboradores e especialmente na parte de tecnologia e automação", ressalta a acadêmica Ellen Cristian Prachthauser.

Professor Jaciel explica que a visita técnica em operação portuária é uma atividade tradicional da disciplina de Logística. "Neste ano optamos por desenvolvê-la de forma interdisciplinar, junto com a área de recursos humanos, o que permitiu otimizar o aproveitamento do tempo e gerar muito conhecimento em um só dia. É fundamental que os alunos consigam visualizar, na prática o que é discutido em sala de aula. É a integração dos conceitos com a experiência que gera o conhecimento que procuramos desenvolver", finaliza.