Notícias

Núcleo de Práticas da Saúde

14/08/2019


Na manhã de hoje(14), às 10 horas, aconteceu a inauguração do Núcleo de Práticas da Saúde. O Governador do Estado, Senhor Carlos Moisés da Silva, também participou do evento.

O espaço abriga os laboratórios dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. "Foi uma obra magnífica, diríamos que o trabalho realizado em grupo foi finalizado com sucesso. Nossa equipe tornou o Núcleo de Práticas da Saúde uma realidade aguardada por muitos. Tudo o que projetamos e realizamos, partiu de um longo e importante estudo, feito em conjunto com os mais capacitados profissionais da área", disse o Reitor, Prof. Célio Simão Martignago. 

São 6.740,36m2 de construção, com quatro pavimentos e projeção para oito, caso necessário. 

Um pouco da história

Em 2014, representantes da Unidavi iniciaram os trabalhos para a implantação do Curso de Medicina em Rio do Sul e, em julho de 2016, através da Resolução 01/2015, o Conselho Estadual de Educação aprovou o pedido. 

Assim, começaram os trabalhos envolvendo as estruturas física e pedagógica e, na primeira semana de fevereiro de 2017, foi dado início à construção do Núcleo de Práticas da Saúde. O espaço é exclusivo para atividades acadêmicas, sem atendimento ao público, com exceção da academia de Educação Física, usada por alunos, professores e funcionários.

Os espaços

1º piso - toda a construção foi pensada para proteger os equipamentos de possíveis enchentes. Assim, o 1º piso foi dedicado à área de convivência, toda preparada com acessibilidade. Em breve haverá praça de alimentação. Além disso, os acessos por escada, elevador e rampas também garantem o respeito a todos os usuários. Está localizado no 1º piso as cisternas que garantem o aproveitamento das águas da chuva, numa obra com o selo de sustentabilidade.  

2º piso - está distribuído em 11 salas de aula com uma acústica diferenciada e com equipamentos para receber alta tecnologia de informação e comunicação. Também abriga a academia da Unidavi.  

3º piso - é onde está localizada parte da estrutura laboratorial. Também as salas de esterilização, os laboratórios de Microscopia 1 e 2 e o Morfofuncional 1 e 2. Laboratório de Anatomia, Fisiologia e Biofísica, além dos de Bioquímica e Farmacologia. 

4º piso - local da administração, sala dos professores e sala de reunião com tecnologia para webconferência que, inclusive, faça a união dos processos com o Hospital Regional Alto Vale e demais instituições de saúde da Região e do mundo. Ainda, ambiente de visita domiciliar e leitos de enfermarias, tudo em caráter de simulação de atendimento, desde a baixa, até a alta fidelidade. É também no 4º piso que os alunos de Medicina realizam as simulações de procedimentos cirúrgicos.

Compartilhe a notícia: