Mestra em Educação

15/08/2019

Agora a equipe do Colégio Universitário Unidavi passa a contar com mais uma Mestra. A professora de Língua Inglesa, Katiúscia Raika Brandt Bihringer, concluiu o Mestrado em Educação, pela FURB.

O Tema foi "A escola em Escritas". "Partimos de um estudo de caso que evidencia as experiências do desenvolvimento profissional de professores que escrevem produções científicas  sobre suas práticas pedagógicas e publicam essas em eventos científicos", comenta a Docente.

Ainda, para ela, se buscou a compreensão de como essa escrita publicizada de práticas educativas reverbera na comunicação da escola. "Tivermos por intuito compreender as condições da profissionalidade do professor que conduzem sua escrita científica e, a partir disso, entender como escrever acerca das práticas que promovem movimentos em espiral, tanto para a organização das experiências vivenciadas pelo professor, como também a reflexão dessas que podem promover uma mobilização de novas práticas pedagógicas", completa.

Katiúscia destaca que é importante escrever produções científicas sobre a escola e de como é possível ampliar a materialidade de processos formativos e reflexivos dos professores. "Sugerimos que os docentes assumam sua voz e posicionem a profissão publicamente, pois o papel político na escola traz, como nos escreve Larrosa (2017), com o quanto nós professores podemos inscrever a escola para acontecer no mundo", complementa.

A Mestra agradece. "Meu obrigada é, em especial, à minha orientadora Daniela Tomio por acreditar nessa pesquisa e me conduzir ao desenvolvimento dela. Também aos meus espaços coletivos de trabalho que motivam a pesquisa acerca do fazer educativo", finaliza.