Técnicas de Lavanderia para Estilistas Jeans

05/08/2019

A equipe da Hi-Tech, empresa especializada na fabricação de produtos químicos e equipamentos de última geração para lavanderias e beneficiamento têxtil, recebeu os alunos do curso de Extensão de Técnicas em Lavanderia para Estilistas Jeans.

A visita aconteceu de 31 de agosto a 2 de julho, no Rio de Janeiro, e quem acompanhou os estudantes foi a coordenadora do curso na Unidavi, Prof.ª Ana Paula Henckel. "A viagem foi muito produtiva, eles têm um laboratório para desenvolvimento de peças onde utilizamos as novas tecnologias de produtos químicos que a equipe de lá desenvolve. A maioria é produtos que pensem em sustentabilidade e redução do consumo de água", enfatiza.

O grupo foi exclusivamente para participar de uma experiência de imersão prática na rotina de uma lavanderia industrial. Respondendo a um convite feito por Bruno Jório, em abril desse ano, o grupo viajou por 1.135km, para conhecer de perto os processos e inovações tecnológicas para o beneficiamento do jeans realizados pela empresa.

A estilista Bruna Heil conta que ficou muito animada em poder participar desses encontros na empresa. Ela avalia que ter essa vivência é muito importante para quem está ligado a esta área. "Eu fiquei bem ansiosa porque é uma oportunidade que a gente não tem lá em Santa Catarina, então acho que é uma boa oportunidade pra gente tá imersa nesse mundo", revela.

Roteiro da visita

Para receber os visitantes, a equipe da Hi-Tech preparou uma programação especial para que os alunos experienciem na prática o dia a dia das lavanderias industriais. Para isso, cada aluno recebeu uma peça em jeans ou em sarja para que customizassem utilizando os processos ensinados durante as apresentações. Ao final, as peças produzidas foram presenteadas aos alunos.

Bruno conta que essa imersão prática proporcionou aos estudantes um ganho substancial de conhecimento nas possibilidades de trabalho e as tecnologias envolvidas no tratamento do jeans. "Esperamos poder somar aos formandos, informações munidas de tecnologia de ponta em produtos químicos e equipamentos e almejamos que superem as expectativas do curso técnico em lavanderia", pontua.

Devido à falta de capacitações sobre o universo jeanswear no Brasil, a professora Ana Paula Henkel, explica que essa reunião teve o objetivo de auxiliar na qualificação dos profissionais do setor.  "A importância desta visita é qualificar cada vez mais o setor, por meio dessa troca de experiência, de poder estar junto, vendo pessoalmente de onde nascem as ideias e processos", destaca.

Sustentabilidade

Um dos assuntos que mais despertou o interesse dos alunos do curso foi os processos sustentáveis, como o Sky Oxy.  Um dos estudantes, o gerente de lavanderia Pablo Marchi, conta que os processos biossustentáveis da Hi-Tech foram um dos maiores atrativos para essa Visita. "A gente está vindo mais para conhecer os processos nebulizados, o Sky Oxy, que são produtos que dão um aspecto lindo para o jeans, ao mesmo tempo que consomem menos água", ressalta.

Colaborou: hi-techquimica.com.br