Curso de Direito

26/09/2019

Foram dez instituições inscritas para o I Concurso de Júri Simulado da OAB de Santa Catarina que iniciou na manhã do dia 23 de setembro e finalizou dia 24, em Florianópolis. "Temos muito orgulho em dizer que os alunos do curso de Direito conquistaram o 1º lugar", comenta entusiasmada a coordenadora, Prof.ª M.ª Cheila da Silva.

Os acadêmicos Daniel Correia, Oziel da Silva, Vitor José Nagel Junior e Walmor Pasqualini Filho foram avaliados por uma banca que levou em consideração seis fatores: resultado do Júri (sessão/rodada) proclamada pelo Conselho de Sentença; domínio da língua portuguesa; coesão da argumentação e poder de persuasão; raciocínio jurídico e poder de fundamentação; capacidade de interpretação, exposição e desenvoltura; e obediência aos critérios éticos de regência de acusação e defesa).

O orientador técnico do grupo, professor Jairo Luis Pasqualini acompanhou os acadêmicos. Ainda, os alunos da Unidavi receberam o prêmio de segundo e terceiro lugar em desempenho individual, onde participaram 33 pessoas. "No momento em que entramos no plenário da OAB e vencemos, percebemos que podíamos mais e que não era tão longe ou impossível o nosso propósito", salienta o acadêmico Walmor Pasqualini Filho.

O próximo passo é ir até Brasília para representar Santa Catarina no Concurso Nacional do Tribunal do Júri, em novembro. "Estaremos sempre com o pé no chão, mas sabendo das nossas capacidades", destaca Walmor.

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, comenta que o objetivo do Júri é estimular a conexão com as faculdades e proporcionar novas experiências aos acadêmicos de Direito. "Essa é a primeira vez que a Seccional, por meio da Escola Superior de Advocacia, realiza um evento desse porte. A iniciativa possibilitou aos estudantes de dez universidades do Estado atuarem em simulações de sessões plenárias de julgamento do Tribunal de Júri em processos de crimes contra a vida", complementa Rafael.

Durante a simulação do Júri, colocaram a 'mão na massa' acadêmicos de Direito das universidades Cesusc, Estácio de Sá, Esucri, Esucri, FURB, UFSC, Unidavi, Unisul Palhoça, Univali de Itajaí e Univali São José. "Por meio desta iniciativa, pretendemos estimular a conexão da OAB/SC com a universidade, além de propiciar que os participantes do concurso tenham contato com um júri, mais proximidade com o Direito Criminal e maior compreensão sobre o papel do advogado criminalista, considerado o escudo do cidadão contra o ato e poder repressivo estatal", disse Horn.

O presidente da OAB/SC destacou também que a iniciativa serviu para ampliar a visão dos acadêmicos sobre o os demais membros integrantes do Júri. "O concurso possibilitou que os alunos compreendessem ainda, por exemplo, o papel do promotor e do defensor. Isso fez com que todos tenham um amadurecimento e tenham uma experiência e maior noção de como tudo funciona em uma sessão", pontuou.

A Unidavi é de um orgulho imenso. "Qualificar professores e incentivar alunos é o nosso diferencial. Parabéns a todos por este incrível resultado e pela conquista de ser mais uma vez o primeiro lugar", finaliza o Reitor, Prof. M.e Célio Simão Martignago.

Colaborou: Assessoria de Comunicação da OAB/SC