Notícias

Qualificação CONEP com o CEP Unidavi

26/10/2020


Na sexta-feira, 16 de outubro de 2020, o Comitê de Ética da Unidavi - CEP Unidavi - recebeu o treinamento por web conferência da Comissão Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa (CONEP). O Projeto de Qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep/CNS e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), que visa educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e os CEP em suas respectivas instituições. A capacitação se deu e três momentos distintos. O primeiro momento iniciou às 09h00 da manhã e contou com a presença da coordenadora do CEP, a Prof. Dr.ª Josie Budag Matsuda, da vice-coordenadora do CEP, a Prof.ª M.ª Fernanda Souza, da funcionária administrativa do CEP, Srt.ª Jessica Cristine Goedert, e dos representantes de usuários, Sr. Luiz Ricardo de Lima e Sr.ª Rosélia Meneghetti Postai.

O segundo momento iniciou às 11h00 da manhã e contou com presença da coordenadora do CEP, Prof.ª Dr.ª Josie Budag Matsuda, da Vice coordenadora do CEP Profª. M.ª Fernanda Souza, do Reitor Prof. Alcir Texeira, da Vice-reitora e Pró-reitora de Ensino Profª. Dr.ª Patrícia Pasqualini Philippi, do Pró-reitor de Pesquisa, Extensao e Inovação Prof. M.e Charles Roberto Hasse e do Pró-reitor de Administração Prof. Dr. Mehran Ramezanali.
O momento três, ocorreu às 14h00 e contou com a presença dos membros do CEP. Esse momento compreendeu a realização de uma roda de conversa, apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/Conep e fechamento da atividade com a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP.
Para a coordenadora do CEP Unidavi Prof.ª Josie Budag Matsuda ''essa visita foi muito prazerosa, reforçando a importância que o CEP tem dentro da Instituição. Essa aproximação entre CEP e CONEP só tem a qualificar ainda mais os trabalhos realizados por nossa Instituição. Ainda, ressalta que por conta da pandemia não aconteceu o treinamento presencial anual realizado pela CONEP com os Comitês no qual sempre participamos, demonstrando assim que através dessa visita a CONEP não deixou os CEPS dessastidos neste ano atípico. Foram momentos de muita produtividade e troca de experiências''.

Compartilhe a notícia: