Artigo Proesde

16/03/2020

Os alunos contemplados com Bolsa Proesde Jades Felipe Collet Krause, Luiz Felipe Füechter e Anielle Gonçalves de Oliveira, orientados pela Prof.ª M.ª Márcia Fuchter, também coordenadora do Programa na Unidavi, escreveram o Artigo: Iniciativas Regionais Inovadoras: estudo de caso do Sistema Sigep de Rio do Sul.

Ao longo dos anos, o conceito de inovação foi ampliado, passando a não ser apenas um papel do empresário. ¿A inovação na gestão pública é hoje considerada como um dos principais motores capazes de promover a participação da sociedade, contribuindo para uma cidadania ativa e participativa exigindo melhor atendimento da administração pública, fiscalizando suas ações e contribuindo com sugestões¿, comentário da equipe no trabalho.

A plataforma trabalhada no artigo foi o Sistema de Gestão de Projetos - Sigep, de Rio do Sul, uma ferramenta que foi desenvolvida para auxiliar dirigentes municipais a administrarem recursos públicos destinados às políticas promotoras do desenvolvimento nas regiões. "A necessidade urgente de organizar os convênios sem gerar perdas para o município, foi o estopim para a criação do Sigep, que envolveu desde o Departamento de Captação de Recursos e Projetos, Divisão de Software e Hardware até a Diretoria de Gestão e Inovação para que pudesse ser criado e aplicado um sistema de web que possibilitasse fazer a gestão desses convênios", comenta o coordenador do Projeto, Fernando Moretti.

Como principais resultados têm-se a possibilidade ágil e eficiente de controle de demandas, projetos e convênios executados pela Prefeitura de Rio do Sul. Além de ser uma ferramenta de gestão interna, o Sigep também objetiva facilitar a transparência e acesso à população, para que essa possa acompanhar os convênios e projetos da prefeitura. "A iniciativa da referente pesquisa, possibilita que os alunos desenvolvam iniciativas de inovação dentro da temática do Proesde e, assim, aprimorem seus conhecimentos de empreendedorismo e inovação", comenta professora Márcia.