Sistema Federal de Ensino

05/03/2020

Na tarde de ontem(4), no Auditório do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), o Reitor, Prof. Alcir Texeira, a Vice-reitora, Prof.ª M.ª Patrícia Pasqualini Philippi e o Assessor Jurídico Prof. M.e Célio Simão Martignago trataram dos detalhes da migração da Unidavi para o Sistema Federal de Ensino, do Ministério da Educação - MEC. "O Governo Federal entende que o ensino superior é de sua competência, o ensino médio e fundamental, dos governos estaduais e a educação infantil, dos governos municipais", comenta professor Alcir.

Estiveram presentes reitores e assessores jurídicos do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Ainda, professor Alcir explica que embora a Constituição Federal de 1988 estabeleça prerrogativas às instituições de ensino superior, vinculando-as aos conselhos estaduais, a Unidavi entende que a migração para o sistema federal lhe credenciará ao registro efetivo como Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES). "Isso mantém os benefícios já aprovados pelo CEE/SC, possibilitando o acesso a obtenção de recursos federais, tanto para o ensino, quanto para a pesquisa e extensão", finaliza.