Tarefas escolares

27/04/2020

Por Juliana Francisco

Mãe de dois

Quando as primeiras notícias sobre a pandemia mundial, Covid-19, apareceram, não se sabia qual rumo as coisas tomariam e como seria o futuro para os ramos de atividade como empresas, comércios e, principalmente, escolas. O motivo? Um dos lugares com mais aglomeração de pessoas, crianças assintomáticas e jovens em sala de aula.

A primeira regra: evitar o convívio social. Com isso veio a grande novidade para pais e filhos, as aulas remotas, virtuais ou digitais. Junto com essa transformação do ensinar, entre aluno e professor, surgiu o papel dos pais enquanto mediadores.

A folha.uol trouxe o assunto: Pais devem criar rotina em casa durante suspensão de aulas na crise do coronavírus e cita a oportunidade que se tem para estreitar os laços com as crianças (disponível apenas para assinantes).

Neste post nós vamos falar da importância de se criar uma rotina com os filhos em época de quarentena. O objetivo é diminuir o estresse das crianças e dos pais, que se veem em uma situação nova e cheia de desafios. O que queremos com esse texto é mostrar que é possível fazer as tarefas com mais tranquilidade quando todos se envolvem e buscam, juntos, uma forma saudável de ver as coisas.

Temos plena ciência de que nem todos conseguem criar essa rotina. Muitos já estão na ativa, alguns pais também são estudantes. Pedimos que façam uma tentativa, só uma e, assim, percebam como a mudança em alguns aspectos fará uma enorme diferença no resultado que queremos, filhos ativos, tranquilos e menos estressados. Se para nós adulto é novidade, imagine para eles, trancados em casas ou apartamentos sem poder ver os colegas ou sair para dar uma volta.

A repetição diária de comportamentos faz com que nosso organismo funcione com precisão e  adequadamente, assim, evitamos estresse e ansiedade e nos tornamos pessoas mais seguras.

Embora seja de 2012, falar rotina como um costume nunca foi assunto velho. Neste post, a GNT fala da Rotina: saiba a importância de repetir comportamentos e como ter horários para dormir, acordar, comer, trabalhar e fazer exercício.

Falar da importância de tarefa e da quarentena

A primeira etapa desse processo é explicar aos filhos que não estão em férias e que fazer a tarefa, com atenção e bem feita, faz parte da quarentena. Explicar, ainda, que as formas de aprendizado mudaram, mas o conhecimento precisa continuar.

Fixar um horário para a realização das tarefas

Se puder, realize as tarefas no período matutino, após o café. Nas manhãs as mentes estão mais leves e ¿limpas¿, os filhos assimilam melhor os conteúdos e realizam os trabalhos com menos pressa.

Faça acordos, como o uso dos eletrônicos, por exemplo

Filhos em casa e a vontade que dá é deixar que vejam TV o dia todo. Mas é preciso fazer certos acordos quando todo o processo envolve as tarefas escolares. Permita o uso dos eletrônicos ao final das tarefas bem feitas e, se for possível, apenas após o almoço. Enquanto isso sugira que leiam algo, desenhem ou brinquem do que quiserem.

Seja firme nas suas decisões

O cansaço bate forte às vezes e seria hipocrisia dizer que adoramos fazer as tarefas com os filhos, diariamente. Mas somos o exemplo para eles e é preciso ser firme nessa hora, criar limites, promover recompensas e estudar junto. Quantas vezes o seu filho já ensinou algo que você nem sabia que existia? Eles sabem muito e nos ensinam diariamente.

Incentive a leitura

Pode ser livro físico, e-book, gibis e até instruções de jogos. O importante é incentivar e estimular a leitura. Destine um momento da semana para que eles leiam. Vale até bula de remédio.

O Blog Escola da Inteligência traz o assunto: Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil, onde é preciso programar momentos para fazer as refeições, tomar banho, estudar, estar com a família e brincar.

Pense no privilégio que é poder auxiliar seu filho nessa tarefa, poder estar junto. Quantos pais não conseguem, não podem. Além do convívio familiar, agradeça por ser você a pessoa que está proporcionando esse crescimento intelectual dele.