Proesde

29/04/2020

As acadêmicas da Unidavi contempladas com Bolsa Proesde Francielli Rodrigues e Mayara Scheimann Garcia, orientadas pela Prof. Me. Anielle Gonçalves de Oliveira, escreveram o artigo: Iniciativas Regionais Inovadoras: estudo de caso das estratégias inovadoras na agricultura familiar em witmarsum

De acordo com o trabalho produzido, a agricultura familiar no Brasil está sofrendo grandes transformações, pois os filhos dos proprietários não querem seguir a vida dos pais, pelo fato de não trazer retornos econômicos pelo tanto de mão de obra que a atividade exige, com isso o êxodo rural é um dos problemas que se está enfrentando. Neste sentido, o objetivo da pesquisa era apontar os principais resultados obtidos das atitudes inovadoras nas famílias do município de Witmarsum, bem como delinear o que é inovação, e como ela vem ganhando espaço no setor agrícola.

Entre os resultados obtidos, as pesquisadoras puderam constatar que as propriedades estudadas se enquadram nas três funções que o território rural pode oferecer. A primeira função é a econômica com a geração de renda e emprego. A segunda é a preservação do ecossistema, já que as famílias estudadas preservam uma parte de sua propriedade com mata nativa. E a terceira é a função cultural, pois aquelas terras possuem histórias de famílias que lá passaram.

O que é o Proesde?

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) é regulamentado pela Portaria 2696/SED/2019 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação em áreas estratégicas e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O Programa abrange, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES)