Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

06/04/2020

A Diretora do Colégio Universitário Unidavi, professora Sandra Aparecida dos Santos, defendeu a Tese de Doutorado intitulada: Um Grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um percurso formativo para aprendizagens.

A Doutora em Ciências: Química da Vida e Saúde cursou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Ciências Básicas da Saúde e a apresentação aconteceu de forma online, por conta da pandemia.

A escolha do tema tem a ver com o Grupo Estudantil de Iniciação Científica do Colégio Unidavi, o GEIC. "O grupo constituiu-se como uma emergência dos sujeitos que compõem a comunidade escolar e tornou-se um fenômeno inovador, o que necessitava de qualificação e publicização. A pesquisa de doutorado acerca dele, do GEIC, o qualificou e publicizou", explica Sandra.

A finalidade do GEIC é oportunizar conversações, investigações e atividades contextualizadas a problemas cotidianos, por meio da iniciação à pesquisa científica interdisciplinar.

São diversos os agradecimentos:

Bruno Rech e Renata Dalcanale Araujo, meus afilhados que me atualizam e amorosamente estimulam-me e caminham junto comigo num trajeto expressivo dessa caminhada acadêmica.

A minha professora Diva Guimarães, professora da 4ª série do primário, que generosamente alimentava meu sonho de ser professora elegendo-me durante todo aquele ano letivo como sua ajudante oficial.

Aos professores José Cláudio Del Pino, Michelle Camara Pizzato e Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, que acreditaram nos meus sonhos acadêmicos e caminharam comigo.

Aos colegas da Instituição, pela parceria e amizade. Com nossas convergências e divergências moldei minha vida adulta. Obrigada por terem me ensinado tanto. Em particular, ao professor Charles Roberto Hasse, que durante a pesquisa esteve Pró-reitor de Ensino e à professora Angela Elisabeth Rutzen, que esteve diretora do Colégio Unidavi; ambos permitiram e apoiaram a realização da mesma.

E por fim, mas não por último, aos "meus" estudantes, que fazem o GEIC ser de verdade.