Notícias

FAQ Unidavi

Data da publicação: 17/04/2020 11:53:07

Criamos esta página com o objetivo de dirimir questionamentos comuns em relação às aulas digitais. Se a resposta para sua dúvida não estiver aqui, pedimos enviar e-mail para unidavi@unidavi.edu.br.

Aproveite a leitura!  

1 - Por que estamos tendo aula em formato remoto?

A Unidavi, em cumprimento às Portarias do MEC 343, de 17 de março de 2020 e 345 de 19 de março de 2020 e ao Decreto Estadual 515/2020, continuou com sua atividade de ensino na modalidade Digital, por meio de aulas remotas, mantendo o calendário acadêmico, sem prejuízos aos nosso estudantes. Por meio da Unidavi Digital, o aluno continua em aula com a disciplina, horário e professor o acompanhando. Todos os dias, conforme nosso calendário, o professor irá abrir a aula de forma remota, a partir de uma sala virtual e estará lá para explicar o conteúdo, trabalhar dúvidas pontuais e deixar as atividades que se fazem necessárias para o processo de ensino de sua disciplina. Importante destacar que a Unidavi, no dia seguinte às suspensões dos governos, estava online atendendo aos mais de 2.500 alunos.

2 - Qual a diferença do formato EAD para o Ensino Remoto? 

EAD é a modalidade de ensino em que o estudante matriculado em um curso EAD desenvolve as disciplinas a distância, no horário que tiver disponibilidade, porém, sem contato online com o professor da disciplina. Diferente do EAD, as aulas em formato remoto acontecem diariamente em horário de aula. Mesmo de casa, o professor interage normalmente com explicações e atividades, não de forma gravada, mas sim em tempo real. O formato remoto foi desenvolvido pela equipe da Unidavi Digital, utilizando-se de ferramentas do Google for Education e tem como base as aulas mediadas mais o Google Classroom, onde são postados os vídeos gravados após a aula dada, materiais de apoio, atividades e leituras complementares.

3 - Não consegui conectar com minha turma durante a aula remota, ganharei falta? 

Apesar de nossas aulas em formato remoto funcionarem de forma parecida à metodologia presencial, o aluno não ganhará falta caso não possa estar presente no momento que o professor estiver dando sua aula. O professor estará na plataforma de comunicação via web no horário de aula, mas quem não puder se fazer presente neste horário, poderá acessar à videoaula que ficará disponível no classroom da disciplina. 

4 - Como ficarão as avaliações durante o período das aulas remotas? 

Conforme previsto no Art. 1º, parágrafo 2º, das portarias das Portarias no 343/2020 e no 345/2020 do MEC, podem ser realizadas avaliações durante o período do Covid-19 também por meio digital. Como não sabemos se o período de suspensão das aulas será finalizado em meados de abril ou estendido, pois depende estritamente do MEC, devemos considerar alguns aspectos importantes: 

1) As disciplinas de 36h necessitarão fazer uso de avaliação por meio digital; 

2) As disciplinas de 72h podem considerar, pelo menos, uma das avaliações por meio digital; 

3) Os professores foram orientados a considerar meios digitais e ferramentas do Google Classroom e a comunicar alunos da avaliação e dos critérios; 


Consideramos que, por conta da atipicidade da situação, seja muito provável não conseguirmos utilizar o mesmo formato de avaliação que se tem utilizado nas aulas presenciais, já que  alguns alunos estão com acesso limitado à internet ou até mesmo sem internet ou computador nesse período. Isso não quer dizer que estamos facilitando, mas sim demonstrando que mesmo separados de nossos alunos, conseguimos mediar o ensino pelos meios digitais com zelo e qualidade. Consequentemente, será avaliado o progresso do aprendizado do aluno nesse período de forma justa, visto que tivemos a adesão e compreensão dos alunos em todo esse processo. 

5 - Neste semestre farei meu TCC, como ocorrerão as orientações durante o período de aulas no formato remoto? 

Suas orientações poderão ocorrer por meio de ferramentas que já utilizamos para as nossas aulas, portanto, se você já possui o contato do seu orientador, basta conversar com ele e organizar as orientações da melhor maneira possível para os dois. Se ainda não conversou, procure-o, ele está preparado para dar os encaminhamentos necessários. Vale lembrar ainda que os TCCs tiveram o prazo dilatado de 30 dias.

6 - Tenho dúvidas em relação às aulas remotas. Quem eu devo procurar?

Quando as dúvidas forem direcionadas às aulas remotas, você pode entrar em contato com o coordenador do seu curso ou o professor da disciplina.

7 - Desde que iniciamos as aulas remotas, alguns professores não passaram qualquer tipo de conteúdo. Como proceder nesses casos?

O contato deve ser feito imediatamente com o coordenador do seu curso.

8 - Como funcionarão as aulas práticas durante o período de aulas remotas?

As aulas práticas serão repostas tão logo seja possível. A equipe da Pró-reitoria de Ensino está verificando com os coordenadores e professores das disciplinas práticas a forma mais adequada de repor essas aulas, que serão repostas assim que pudermos retornar à instituição com segurança, inclusive em sábados e feriados. É importante destacar que o intuito das aulas não presenciais é proporcionar conhecimento teórico. Nos casos necessários, a Unidavi ofertará aulas de reforço. As aulas práticas que necessitam de laboratórios e equipamentos estão garantidas e serão reorganizadas para o momento oportuno. Se necessário, haverá aulas aos sábados e feriados. 

9 - Tenho estágio obrigatório nesse semestre, como funcionará? 

Os estágios obrigatórios dependem das instituições que os oferecem. No caso das licenciaturas, depende da volta às aulas das escolas de educação básica. No caso de empresas, depende do funcionamento destas e das condições de deslocamento e segurança. Assim que as entidades retornarem às atividades, o estágio poderá ser retomado. Em caso de dificuldade, basta entrar em contato com o coordenador de curso ou de estágio.

10 - Preciso usar a biblioteca, o que devo fazer? 

Já conhece nossa Biblioteca Online? Inúmeros livros digitais estão disponibilizados em nossa plataforma e você poderá acessar pelo: acervo@unidavi.edu.br. E tem mais, os livros que você tem em casa e não conseguiu devolver antes das paralisações, poderão ser devolvidos, sem multas, após voltarmos à normalidade. Além dos livros digitais, nossa base de dados foi renovada em 2020, são milhares de artigos e periódicos, das melhores plataformas do mundo, que você, acadêmico Unidavi, pode acessar de forma remota e sem custo algum. Também, nossa biblioteca, desde o dia 13 de abril, está atendendo e providenciando os empréstimos normalmente, respeitando as medidas de segurança.

11 - E se eu perder meu emprego ou fonte de renda em função do Covid-19 e não conseguir mais pagar minha mensalidade? 

A Unidavi sabe do momento econômico delicado que o Brasil e o mundo estão enfrentando e está disponível para ouvir e analisar a situação de cada aluno. Se necessário, entre em contato com o Setor Financeiro pelo financeiro@unidavi.edu.br ou no (47) 3531-6000 e explique a sua situação. A Unidavi analisará caso a caso. 

12 - Como será o valor das mensalidades? 

O valor das mensalidades, após algumas redefinições orçamentárias, sofre um desconto circunstancial de 10%, que perdurará durante o período de suspensão das aulas presenciais. Importante destacar que professores e funcionários estão trabalhando normalmente. Houve ainda o aumento de custos em função do necessário investimento em recursos humanos, tecnologia e ferramentas que possibilitaram a oferta das aulas nesse novo formato. A Unidavi está empregando todos os esforços para garantir que os professores transmitam o conhecimento esperado. Que os alunos desenvolvam as tarefas solicitadas durante o período de aulas não presenciais, com a mesma qualidade que era oferecida antes da suspensão das atividades presenciais, objetivando manter a formação de toda uma geração que tem no ensino superior a sua maior esperança de dias melhores.

13 - Como fica o cronograma de formaturas do primeiro semestre de 2020?

As datas de formatura e demais eventos serão revistas logo que forem autorizadas pelos órgãos competentes.

14 - Com que recursos financeiros a Unidavi se mantém?

A Unidavi é mantida pela Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, também mantenedora do Colégio Unidavi. Somos uma importante instituição de ensino, que se mantém exclusivamente da mensalidade dos quase 2,5 mil alunos do Colégio, graduação e pós-graduação.

15 - Quais foram os principais investimentos que a Unidavi fez para adaptar as aulas para o formato remoto?

Os principais investimentos se concentraram na remuneração dos técnicos especialistas, tanto do Núcleo de Informática quanto do Unidavi Digital. São esses profissionais que, desde o dia 18 de março, seguindo as diretrizes institucionais, vêm se dedicando incansavelmente, continuam e continuarão a trabalhar muitas e muitas horas por dia, até que a situação de excepcionalidade que vivemos seja superada, até que a normalidade seja restabelecida e possamos, com segurança, retomar as aulas presenciais. Esses profissionais também têm prestado suporte e auxílio a todos os mais de 200 professores do Colégio, graduação e extensão na adoção das mais diversas ferramentas e tecnologias para uso nas aulas remotas. Além desses investimentos, tivemos que aumentar a capacidade de processamento do servidor que disponibiliza o Moodle, que está hospedado na nuvem, o que vai gerar um acréscimo temporário nos custos desse serviço. Os treinamentos para conhecer e usar as ferramentas do Google, tiveram início em 2017.

16 - Em relação à pós-graduação, como as aulas serão recuperadas?

Devido a pós-graduação não ter um calendário escolar a ser cumprido, todas as aulas que foram suspensas serão reagendadas e recuperadas de forma presencial, podendo ser de duas formas: 

a) através de concentrados, isso para que a turma recupere logo as aulas suspensas.

b) no ritmo habitual da turma. Neste modo,  as aulas canceladas serão reorganizadas nos dias habituais da pós. Isso somente implicará no  prolongamento do término previsto das aulas. 

Esta escolha será feita com cada turma assim que as aulas retornarem.

17 - Como ficam os pagamentos da mensalidade da pós-graduação?

Pagamento normal. Caso o aluno precise de alguma condição diferenciada, deverá entrar em contato com o setor financeiro, pelo financeiro@unidavi.edu.br.

18 - Como ficam os atendimentos da pós-graduação?

Atendimento presencial, das 8h às 18h, pelo WhatsApp, no 47 3531-6045 e 99206-7919 e posgrad@unidavi.edu.br.

19 - Como tirar dúvidas em relação aos alunos do Colégio Unidavi?

Dúvidas que não estejam contempladas neste FAQ, podem ser sanadas através do WhatsApp 47 35316095 ou colegio@unidavi.edu.br.

20 - Como serão realizados os cursos de extensão durante este período?

Alunos do curso de Idiomas estão tendo aulas digitais. Os cursos de extensão tiveram as datas prorrogadas.

Esperamos que este material possa ter auxiliado você. Reiteramos que, caso tenha mais alguma dúvida, envie e-mail para unidavi@unidavi.edu.br ou entre em contato pelo 3531-6000 (WhatsApp).

Compartilhe nas Redes Sociais

  • caps
  • cnpq
  • fapesc
  • finep
  • Periódicos capes
  • acafe
  • FIES
  • Universia
  • Acafe
  • Prouni