Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia - NEAP

10/06/2020

A partir de segunda-feira(15), o Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia - NEAP retoma os atendimentos, com os horários das 8h às 12h e das 13h às 22h.

A coordenadora do NEAP, Prof.ª M.ª Michela da Rocha Iop explica que o retorno das atividades é relevante para estudantes do último ano do curso, pois é a etapa de realizações de seus estágios em psicologia clínica, momento essencial para a formação profissional. "Este estágio acontece na própria clínica-escola através dos atendimentos às demandas psicológicas de todo Alto Vale do Itajaí", comenta.

Nesse sentido, o reinício dos serviços no NEAP é, também, de suma importância social, tendo em vista que serão continuados os atendimentos que se iniciaram antes do início da pandemia, além de serem iniciados novos serviços psicológicos. "O surto da Covid-19 tem trazido significativos impactos na saúde mental da população, tornando-se imprescindível a atuação da psicologia, o que reforça ainda mais a importância da retomada dos atendimentos", ressalta Michela.

Considerando a atenção redobrada que se precisa ter com questões de higiene, em função da pandemia, os cuidados serão rigorosos no NEAP. Como já estabelecido pelo governo estadual, enfatiza-se que o uso de máscara será obrigatório por todas as pessoas que acessarem a clínica de psicologia, sejam alunos, professores, corpo técnico e a comunidade a ser atendida. Todas as salas contarão com álcool-gel e álcool líquido e flanelas, para higienização constante das mãos, mesa, cadeiras e poltronas.

A limpeza do setor será mais frequente, tendo em vista o fluxo maior de pessoas e os distanciamentos necessários entre as pessoas serão mantidos. Destaca-se que, antes de entrarem no NEAP, todas as pessoas deverão, obrigatoriamente, passar por aferição da temperatura na recepção. "Tais medidas visam o cumprimento de normas dos órgãos de saúde, buscando conciliar segurança e responsabilidade com prestação de serviços à comunidade", finaliza Michela.