Unidavi integra rede nacional de pesquisa sobre a COVID-19

15/09/2020

A UNIDAVI passa a integrar a ''Rede COVID-19 Humanidades''. Liderada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a rede inclui a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Plural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para o desenvolvimento do projeto de pesquisa ''A COVID-19 no Brasil: Análise e respostas aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento''. A pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Jean Segata, que é egresso da Unidavi e foi nosso docente e coordenador de pesquisa. O estudo visa subsidiar políticas públicas e ações para o enfrentamento da Covid-19, considerando as suas implicações sociais, históricas e culturais.

O projeto teve início em junho de 2020 e terá duração de 24 meses. Os recursos para a sua execução, no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e serão repassados por meio de convênio entre a UFRGS e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A Unidavi integra o projeto por meio de quatro de seus cursos: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. Os coordenadores dos cursos estão envolvidos não só na coordenação das atividades da pesquisa, mas também como pós-doutorandos junto ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRGS. Além disso, serão oferecidas 10 bolsas de Iniciação Científica aos acadêmicos dos cursos mencionados para que participem do projeto na coleta, tabulação e disseminação dos dados e resultados da pesquisa.

''Por meio do projeto e da parceria com Instituições de Pesquisa renomadas no Brasil e no Exterior, serão gerados subsídios consistentes sobre o impacto da pandemia no Alto Vale do Itajaí, que podem se tornar políticas públicas, outros projetos de pesquisa e ações de extensão necessárias para a nossa região, como forma de mitigar os efeitos da pandemia'', avalia o Professor Mestre Charles Roberto Hasse, Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi.

Para os cursos involvidos, significa oportunidade ímpar para o desenvolvimento das habilidades, competências e atitudes dos estudantes, relacionadas a pesquisas avançadas e o seu papel de cidadãos conscientes da importância da sua contribuição como acadêmicos e profissionais.

É a Unidavi, oportunizando conquistas e experiências, maximizando seu papel educativo e indo muito, muito além do ensino!