Notícias

Acadêmicos de Direito participam de debates sobre dilemas bioéticos

12/03/2021


Na segunda e terça-feira, 8 e 9 de março, os acadêmicos de Direito da turma 1A de Rio do Sul, e da primeira fase de Presidente Getúlio, participaram de uma atividade organizada pela docente da disciplina de Comunicação Jurídica e Oratória, Prof.ª M.ª Rafaela Sandrini Goedert, que envolveu debates sobre dilemas bioéticos como aborto, barriga de aluguel, clonagem humana, eutanásia e bebê medicamento.

"Os acadêmicos foram divididos em grupos e, cada grupo, foi sorteado com um tema e posicionamento sobre aquele tema. Como estamos trabalhando o tipo textual dissertativo, a ideia é que produzissem uma dissertação sobre o tema e, na aula, fizessem a explanação oral. Além da apresentação de cada grupo, houve a réplica e a tréplica, além de um momento em que dois advogados especialistas puderam também fazer questionamentos aos acadêmicos, o que exigiu dos alunos a habilidade da fala de improviso", explica a professora.

Os debates contaram com a participação dos advogados e egressos do curso de Direito da Unidavi, Arieli Caroline Chiquetti e Leonaldo Marcelino Junior. Arieli é especialista em Direito Médico, pós-graduanda em Gestão em Saúde, membra da Comissão Estadual de Direito da Saúde da OAB/SC e presidente da Comissão de Direito da Saúde da 19ª Subseção da OAB/SC. Também possui cursos na área do Direito Médico. 

Já Leonaldo é especialista em Direito Processual Civil pela Unidavi, pós-graduando em Direito Médico e Bioética, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da 19ª Subseção da OAB/SC, membro da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SC, da Comissão OAB Vai à Escola e da Comissão de Direito da Saúde da 19ª Subseção da OAB/SC.

De acordo com a especialista Arieli, os temas debatidos são controversos e exigem reflexão, pesquisa e aprofundamento de qualquer estudante de Direito. "São temáticas instigantes que possibilitam argumentações variadas e fundamentadas em vários aspectos do Direito Constitucional, do Direito Penal, do Direito Civil e de princípios bioéticos. A discussão de cada um deles possibilita uma reflexão profunda acerca de Direitos fundamentais e, concomitantemente, de situações que podem ocorrer a qualquer momento conosco ou com algum de nossos familiares, o que torna o debate sempre mais complexo." ressalta ela.

Para Leonaldo, atividades como essas são fundamentais durante o período da graduação e devem ser sempre incentivadas. "A principal ferramenta do Advogado, no exercício de sua profissão, é a comunicação, externada tanto pela linguagem escrita quanto pela linguagem verbal. Sabendo disso, é imperioso que os futuros operadores do direito saibam, desde o início de suas trajetórias acadêmicas, trabalhar de forma intensa o raciocínio argumentativo, especialmente porque, a partir dele, saberão lidar com situações inesperadas que certamente ocorrerão no cotidiano de suas vidas profissionais e poderão transmitir suas ideias sempre de forma breve, clara e objetiva.", finaliza ele.


Compartilhe a notícia: