Notícias

Além da teoria: acadêmicos da 1ª fase do Curso de Nutrição da Unidavi participam de roda de conversa com nutricionistas de diferentes áreas de atuação

30/04/2021


Na última quinta-feira (22) o curso de Nutrição da Unidavi promoveu uma roda de conversa com Nutricionistas de diferentes áreas. Respeitando todas as medidas de prevenção ao coronavírus, a atividade fez parte do encerramento da Unidade Curricular de Atuação Profissional em Nutrição, ministrada pela Professora Sheila Cristina Pootz aos alunos da primeira fase do curso. O objetivo da iniciativa foi proporcionar aos alunos um contato mais próximo com a prática profissional. Durante o semestre, os acadêmicos estudaram toda a legislação que regulamenta a profissão, o Código de Ética e Conduta Profissional, além de outros temas pertinentes. 

Participaram da Roda de Conversa cinco nutricionistas que atuam em Rio do Sul nas seguintes áreas: Nutrição Clínica, Nutrição Hospitalar, Saúde Coletiva (SUS), Cozinha Industrial e Docência. As profissionais compartilharam sua trajetória, desde a formação acadêmica, especializações e as diversas experiências profissionais que tiveram. Os alunos puderam tirar suas dúvidas e curiosidades sobre o mercado de trabalho. ¿É importante que os acadêmicos entendam, desde o início da formação, que é preciso construir a nossa profissão, nossa carreira, passo a passo¿, destacou a professora Sheila Pootz. Na avaliação dela, ¿a roda de conversa gerou interação entre nutricionistas e acadêmicos, como também gerou interação entre as nutricionistas convidadas, o que tornou o evento ainda mais rico. Com isso, os acadêmicos puderam observar que as diferentes áreas de atuação têm suas especificidades e que sendo nutricionista, quando você escolhe uma área para atuar, se torna especialista nela e passa ser um grande conhecedor e admirador de todas as outras áreas¿.

A Coordenadora do Curso de Nutrição da Unidavi, Sarita Martins Camiña Reinicke, foi uma das nutricionistas convidadas para a Roda de Conversa. Ela também faz parte do corpo docente do curso e compartilhou com os alunos a sua vivência no universo acadêmico, desde a construção do projeto do curso, até a sala de aula. ¿Acredito que esta experiência é importante, pois aproxima os acadêmicos do curso do dia a dia da atuação do profissional, enriquecendo o processo de aprendizagem¿, destacou.

Para a professora Sheila Pootz, responsável pela Unidade Curricular de Atuação Profissional em Nutrição, o bate-papo, que durou três horas, superou as expectativas: ¿o grande mundo de possibilidades que a nutrição nos traz foi apresentado na prática neste evento, o que contemplou tudo que foi trabalhado na teoria das aulas anteriores e atingiu o objetivo principal da noite e da unidade curricular: conhecer a nutrição real, de verdade, da prática do dia a dia¿.


Unidavi, muito além do ensino!

Compartilhe a notícia: