Notícias

Acadêmicos de Direito de Ituporanga realizam Sessão Simulada do Supremo Tribunal Federal (STF)

08/06/2021


No dia 26 de maio os acadêmicos da terceira fase do curso de Direito noturno da Unidavi, no campus de Ituporanga, realizaram Sessão Simulada do Supremo Tribunal Federal (STF). A Sessão Simulada é integrante da disciplina Direito Constitucional I, ministrada pelo Prof. M.e Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho.

Durante a Sessão Simulada, os acadêmicos reproduziram o plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADPF 54, que discutia a possibilidade de realização de aborto no caso de fetos diagnosticados com anencefalia.

"A Sessão Simulada é uma oportunidade para que os acadêmicos tomem conhecimento de relevantes casos decididos pelo Supremo Tribunal Federal e da importância jurisdicional desta Corte. Atuando como ministros, advogados e procuradores, os acadêmicos são responsáveis por estudar o caso, formular sua manifestação ou voto, sustentar o voto ou manifestação em plenário e debater com os pares", explica o professor Elizeu.

A Sessão segue a liturgia e regimento da Suprema Corte, com a sustentação oral dos acadêmicos, debates e contagem de votos, sendo proferido o resultado da votação ao final da sessão pelo acadêmico que estiver representando o Ministro presidindo a sessão.

"O mérito pela realização da Sessão é dos acadêmicos que se empenharam e se dedicaram, que saíram da zona de conforto e enfrentaram seus medos e inseguranças. Mas, sem o apoio da instituição, por meio do coordenador do curso, Prof. M.e Mickhael Erik Alexander Bachmann e do departamento de eventos, a Sessão não teria sido possível. Um agradecimento especial ao coordenador do campus de Ituporanga, Jaison, pelo auxilio na organização e realização da sessão", finaliza Elizeu.




Compartilhe a notícia: