Notícias

Roda de Conversa é realizada com trabalhadores do setor de material reciclado

03/09/2021


Na manhã do 2 de setembro foi realizada no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), em Rio do Sul, a roda de conversa "A importância do Associativismo e da Economia Solidária na organização dos trabalhadores do setor de material reciclado". Estiveram presentes a vereadora Danielle Zanela, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul, Ricardo Pinheiro, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Adriano Pereira Martins, o funcionário da vigilância sanitária, Jaison Marcelo Domingos, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Prof. M.e, Charles Roberto Hasse, o técnico da ITCP-FURBA, Alexandre Medina, representantes da ITCP da FURB e do Fórum Catarinense de Economia Solidária, Geisi Cristina Soares, Guilherme H. R. Kopsch, Denis Bambine e os pesquisadores do GTEC Social, Profª MªAnielle Gonçalves de Oliveira e o Prof. M.e. Andrei Stock.

O objetivo era apresentar alguns conceitos iniciais da economia solidária, do associativismo e do cooperativismo e mostrar aos participantes que a Unidavi e o GTEC Social estão dispostos a auxiliar na formação do empreendimento de economia solidária deles. Abordou-se, também, autogestão, democracia e algumas estruturas das associações.

Os representantes do Fórum Catarinense de Economia Solidária falaram sobre a importância do movimento, que busca pelos direitos e recursos públicos para os empreendimentos da economia solidária, trazem as demandas dos fóruns municipais e articulam em rede. Já o representante da ITCP da Furb falou a respeito da Cooperreciblu, que há 20 anos presta serviço em Blumenau.

"Conversamos com eles que seria interessante terem um galpão para que todos pudessem trabalhar juntos de forma associada, e nós ficamos de buscar alternativas de galpões para instalarem a associação. Nos colocamos à disposição para auxiliar em todo o processo de montar a associação ou cooperativa e para fazer o trabalho nas escolas no que se refere à valorização dos trabalhadores do setor de material reciclado perante a sociedade. Além disso, o diretor do Departamento do Meio Ambiente de Rio do Sul, Adriano Pereira Martins, disse que o setor está à disposição e tem interesse em auxiliar no processo de formação da associação. Disse que apenas 3% do lixo de Rio do Sul é reciclado, então eles têm muita oportunidade para crescer. Tem vários documentos que são isentos de custos para associações", finaliza uma das coordenadoras do GTEC Social, Prof.ª M.ª Anielle Gonçalves de Oliveira

Compartilhe a notícia: