Missão internacional: Comitiva catarinense conhecerá ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em viagem ao Japão e a Singapura

11/11/2022

Um grupo, que conta com reitores e diretores de Instituições de Ensino Superior de todo o estado, partiu nesta quinta-feira (10/11), para o que promete ser um dos principais compromissos do ano: uma missão internacional. Liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em cooperação com a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Estado de Santa Catarina (SAI) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a comitiva passará, até o dia 25 de novembro, por algumas das principais instituições universitárias, de tecnologia e inovação do Japão e de Singapura.

A missão, conforme o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, tem foco na difusão e o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina para o desenvolvimento de ações na área. ''Iniciativas como esta, em especial após um período de natural afastamento por conta da pandemia, fazem parte do papel da Fapesc. Poderemos, junto das lideranças das Instituições de Ensino, conferir de perto os resultados e impactos das ações geradas no Japão e Singapura que tornaram estes países referências mundiais em inovação, ensino, pesquisa e tecnologia'', destaca.

Além de conhecer de perto os processos, as dinâmicas e os resultados obtidos nas iniciativas de cada uma das instituições que fazem parte do roteiro da missão, conforme o assessor de relações institucionais e governamentais da Acafe e coordenador da Plataforma ON, Adriano Rodrigues, será possível iniciar relações institucionais importantes. ''As visitas e a apresentação daquilo que já é realizado em Santa Catarina certamente serão formas de abrir as portas dessas instituições internacionais para possíveis parcerias para intercâmbio, pesquisas em conjunto, eventos com participações internacionais, entre tantas outras oportunidades que o networking nos dá'', acrescenta.
Integram a comitiva representantes da Católica SC, Furb, Ifsc, Satc, Senai, Udesc, UFFS, UFSC, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc.

Entre os locais a serem visitados ao longo dos 13 dias de Missão Internacional estão a Universidade Tecnológica de Tokyo, a Embaixada do Brasil no Japão, o Instituto Tecnológico da JICA, o Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão, os dois campus da Universidade de Chukyo, Universidade de Quioto, a Universidade Tecnológica de Nanyang, a Universidade Nacional de Singapura, o Centro de Pesquisa em Agricultura Urbana Sustentável, entre outras instituições.