Notícias

Coordenador das Engenharias vai a Brasília para encontro de líderes

25/02/2022


Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o Professor Alcir Testoni, representante da Unidavi no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina - Crea-SC, participou, em Brasília, do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Na manhã do dia 15, reunindo cerca de 900 participantes, a cerimônia de abertura teve as presenças do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); do senador Eduardo Braga (MDB/AM) e do governador do Paraná, Carlos Massa Júnior (PSD-PR), entre outras autoridades.

Na parte da tarde iniciaram os trabalhos das Coordenadorias das Câmaras Especializadas de todas as modalidades do Sistema Confea/Crea, onde foram eleitos os Coordenadores Nacionais e seus Coordenadores Adjuntos.

O Prof. Alcir Testoni, como Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho em Santa Catarina, é o representante do Crea-SC na Coordenadoria Nacional desta Câmara Especializada junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Todos os estados da federação têm um membro representante na Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Na manhã do dia 16, foi promovido o Café & Política, reunindo Parlamentares e Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. Praticamente todos os partidos que compõem o congresso estavam representados.

Ao encerrar o Café e Política, o Engenheiro Civil Joel Krüger, que preside o Confea, creditou o sucesso do evento "ao trabalho coletivo" desenvolvido pelos integrantes da Assessoria Parlamentar (Apar), equipes regionais, conselheiros federais e presidentes de Creas que levaram deputados e senadores ao 11º encontro de lideranças nacionais da área tecnológica brasileira: "Nossa bandeira não é partidária, nossa bandeira é a da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Temos que dialogar com todos", afirmou ao destacar a importância dada pelos parlamentares à Agenda Legislativa entregue a eles. A Agenda contém anteprojetos, projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso e que podem alavancar contratações, gerando emprego e renda para engenheiros e agrônomos, como o PL 6014/2013, que dispõe sobre a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite), e o PL 31/2014, que estabelece a Política Nacional de Manutenção Predial, e ainda o PL 658/2021, que dispõe sobre a produção de bioinsumos e produção on farm.

"Nossa ideia é dinamizar o diálogo entre os parlamentares e os líderes profissionais, gerando ainda mais qualidade à discussão sobre a pauta que tramita Congresso", disse Krüger.

Ainda na manhã do dia 16, o Prof. Alcir Testoni se reuniu com os membros do Crea-jr de Santa Catarina, a Coordenadora estadual Ingrid Luíza Reinehr e seu adjunto, Luiz Gabriel Cardoso Novaes. Ingrid é estudante de Engenharia Química e sobrinha da vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, que recentemente esteve na Unidavi.

O motivo do diálogo foi colocar a Unidavi à disposição para qualquer projeto piloto que venha a ser implementado pelo Crea-jr, pois temos em nossa instituição alguns acadêmicos que fazem parte do Crea-jr regional e extremamente empenhados nesse programa.

A tarde do dia 16 foi totalmente destinada para condução dos trabalhos frente à Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, onde foi definido o calendário de reuniões anual, bem como iniciado as discussões para formação do Plano de Trabalho.

No dia 17, os trabalhos retornaram com as discussões sobre os temas apresentados para comporem o Plano de Trabalho e, após algumas deliberações, o mesmo foi submetido à aprovação.

O encerramento do 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua também aconteceu neste dia. O evento iniciado na última terça, 15 de fevereiro, reuniu mais de mil lideranças de todo o país, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sobretudo no inovador espaço Café e Política, marcando ainda a primeira reunião ordinária do ano do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Entidades Regionais (Cder), das Coordenadorias de Câmaras Especializadas e da Comissão Nacional das Comissões de Ética (CNCE), sendo eleitos seus novos coordenadores.

Paralelamente, a programação dedicou um painel ao Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua que reuniu o Comitê Gestor do Programa no Confea aos 27 comitês regionais e promoveu também o lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que acontecerá na cidade de Goiânia no mês de outubro.

Unidavi, Muito além do ensino!

Compartilhe a notícia: