Unidavi participa de evento sobre Economia Criativa

12/05/2022

O Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Prof. M.e, Charles Roberto Hasse, a Coordenadora da Incubadora GTEC, Prof.ª Dr.ª Lilian Adriana Borges, e a pesquisadora do GTEC Social, Prof.ª M.ª Anielle Gonçalves de Oliveira, participaram, no dia 29 de abril, na Proposta Verde, da palestra Economia Criativa, ministrada por Luis Fernando Albalustro, Consultor de Cultura, Economia Criativa e Turismo do Senac Santa Catarina.

O evento foi promovido em parceria pelo GTEC Social da Unidavi, Fapesc e Senac, com o objetivo de capacitar membros do coletivo AMO Mercado Criativo que surgiu dentro da Proposta Verde em 2019 e está sendo incubado pelo GTEC Social da Unidavi desde o início de 2021.

A incubação do AMO no GTEC envolve dois pontos: a formação dos empreendedores que atuam no coletivo em temas como economia solidária, economia criativa, processos administrativos e de gestão; e a realização de uma feira dentro da Universidade para a venda dos produtos dos empreendedores do AMO.

O que é o AMO

O AMO Mercado Criativo tem inspiração nas feiras livres - símbolo da cultura popular, presente na memória afetiva -, que são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico, não somente como um meio de aquisição de produtos, mas principalmente como local de encontro, de confraternização, onde pessoas de uma mesma comunidade e de comunidades vizinhas se encontram, desempenhando um papel importante na interação social e intercâmbio cultural.

O Mercado Criativo é uma manifestação da cultura urbana brasileira que reabilita valores fundamentais como solidariedade e justiça social, ao oportunizar ações de uma rede interconectada com valores, princípios, comportamentos e interesses comuns, pois em rede há maior probabilidade de se elevar o poder de barganha de indivíduos e pequenos negócios locais e, desta forma, alcançar-se maior equidade econômica.

Considerando o momento atual, com as restrições de eventos por longo período durante a pandemia e as implicações econômicas que se refletiram na vida dos brasileiros, ainda mais no setor de pequenos negócios locais e artistas independentes, acredita-se ser importante a realização de feiras e festivais para a retomada das atividades comerciais coletivas de um grupo existente.

A próxima edição do Amo Mercado Criativo será no dia 4 de junho, na Proposta Verde.