Acadêmicos de Ciências Econômicas realizam visita técnica

04/07/2022

No dia 25 de junho os acadêmicos da 5ª e da 7ª fase do curso de Ciências Econômicas da Unidavi fizeram uma visita técnica à Cachaça Morro dos Ventos, localizada em uma propriedade agrícola no município de Presidente Getúlio.

A visita estava prevista para os alunos da 5ª fase no âmbito da disciplina de Desenvolvimento Regional e para os alunos da 7ª fase no âmbito da disciplina de Economia Rural e Meio Ambiente.

Com a visita, os professores pretendiam ilustrar aos acadêmicos dois pontos principais: 1) a gestão de uma propriedade rural que vai desde o plantio da matéria-prima (no caso a cana-de-açúcar) até a venda do produto final (derivados da cana, como a cachaça); 2) O turismo rural como uma atividade que pode agregar valor às propriedades agrícolas.

Na oportunidade, os proprietários do empreendimento explicaram todo o processo produtivo realizado na propriedade, desde o plantio, corte da cana-de-açúcar, beneficiamento, destilação, até a fabricação dos produtos finais: cachaça, licor, melado e açúcar mascavo.

A propriedade rural faz parte do programa de turismo rural Caminhos do Campo, coordenado pela AMAVI, cujo objetivo é oferecer aos turistas a oportunidade de vivenciar as práticas, costumes, tradições, cultura e gastronomia local, além de oferecer uma alternativa a mais de renda para as famílias que vivem no campo, fortalecendo e incentivando sua permanência na área rural, especialmente os jovens.