Unidavi e Fesporte lançam o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE)

01/07/2022

A noite do dia 28 de junho marcou um momento importante para a Unidavi, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e os municípios de Rio do Sul, Ibirama e Rio do Campo. É que foi lançado o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE).

O PIDE tem por objetivo ofertar práticas esportivas para crianças na faixa etária de 10 a 16 anos que estejam regularmente matriculadas na rede de ensino pública estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover a iniciação esportiva no estado de Santa Catarina. Deste modo, busca disseminar, oportunizar e promover a prática esportiva educacional às crianças e adolescentes com vistas a contribuir para a sua formação integral.

O projeto também proporcionará a extensão universitária das Instituições de Ensino Superior (IES) no estado de Santa Catarina, a partir da participação dos estudantes como monitores esportivos nas unidades executoras e da oportunidade em ofertar cursos e oficinas, bem como realizar eventos aos profissionais do projeto e demais profissionais de educação física que desenvolvem trabalhos com o esporte educacional.

Para os acadêmicos de Educação Física da Unidavi o projeto visa auxiliar na formação para a área socioeducacional, por meio da aplicação da teoria na prática. Até o momento são 17 IES cadastradas, nas quais serão ofertadas um total de 340 bolsas de estudo aos acadêmicos para execução do projeto em 52 unidades e com previsão de atender, aproximadamente, 20 mil alunos.

O investimento do Governo do Estado será de aproximadamente R$ 6,5 milhões de reais, onde cada IES receberá o valor total correspondente a R$ 384 mil, subdivididos por um período de 24 meses.

Além deste expressivo valor, cada unidade executora receberá ainda um kit de material esportivo, resultante de um investimento do governo do estado, de aproximadamente R$ 660 mil reais.