Notícias

Dia D para os Catadores de Rio do Sul é promovido

27/09/2022


No dia 19 de setembro aconteceu na Obra Kolping de Rio do Sul o ''Dia D Catador''. O objetivo principal foi reunir os catadores de materiais recicláveis no município de Rio do Sul, para um dia de atividades de importância para a categoria. As ações foram: palestra motivacional, sessão de orientações sobre a lei municipal dos catadores, atualização da caderneta de vacinação, cadastro na Prefeitura Municipal, entrega de coletes e uma confraternização com um café.

A palestra de abertura contou com o tema ''O catador de materiais recicláveis como um agente da sustentabilidad'' e foi ministrada pela Prof.ª Dr.ª Cintia Adam, do curso de Psicologia da Unidavi. Após, os catadores receberam da Engenheira Sanitarista Ana Carla Silva, orientações sobre a Lei Municipal de número 6.201 que institui e disciplina a atividade de coleta e armazenamento de materiais recicláveis no município de Rio do Sul. 

Em seguida, os participantes atualizaram as carteiras de vacinação e realizaram o cadastro de catadores junto à Prefeitura. Além disso, receberam um colete com a identificação do registro municipal, necessário para continuarem desenvolvendo as atividades. Nesse momento, a parceria dos acadêmicos bolsistas dos projetos de pesquisa (GTEC Social) e de extensão (Proesde) da Unidavi foi fundamental, pois eles aplicaram o questionário utilizado para o cadastro.

As informações serão relevantes para a Prefeitura Municipal, para maior proximidade com estes trabalhadores, bem como, para os projetos de pesquisa e extensão realizados pela Unidavi. Esta ação fez parte do projeto ''Contribuições da economia solidária e das tecnologias sociais para agregação de valor às atividades dos catadores de materiais recicláveis do município de Rio do Sul/SC'', aprovado junto à FAPESC, já que as respostas dos catadores servem como subsídios às ações do projeto. 

Quanto ao Proesde, o projeto de intervenção ao qual esta ação compete é ''A coleta de recicláveis como instrumento de educação ambiental e desenvolvimento social no município de Rio do Sul'', sob a coordenação dos professores Daniel Rodrigo Strelow e Anielle Gonçalves de Oliveira. 

A ação foi promovida através de uma parceria entre GTEC Social Unidavi, Proesde Unidavi, Obra Kolping, Vigilância Sanitária e Prefeitura Municipal de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde.

Compartilhe a notícia: