Notícias

Acadêmicos de Produção Multimídia visitam exposição fotográfica que resgata a memória da colonização

09/09/2022


No dia 05 de setembro de 2022, os acadêmicos da segunda fase do curso tecnológico de Produção Multimídia da Unidavi campus Rio do Sul visitaram a exposição fotográfica ¿130 anos de colonização de Rio do Sul¿ na Galeria Arno Georg, integrada à Fundação Cultural de Rio do Sul.

A amostra, que esteve aberta ao público entre os dias 29/08 e 09/09, apresentou 30 imagens ampliadas que destacam os principais aspectos dos primeiros anos de colonização da cidade de Rio do Sul. Dentre as imagens, pode-se observar registros da população originária, edificações históricas e o cotidiano da colônia, assim como outros aspectos marcantes para o desenvolvimento da cidade.

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul - edição 2021, que tem como principal objetivo fomentar e disseminar diversas áreas técnicas e criativas em prol da produção e educação cultural na região do Alto Vale.

Outro aspecto importante desta amostra foi a integração entre os arquivos imagéticos e históricos com a acessibilidade, onde todas as obras contaram com sua transcrição para o braile, visando facilitar a leitura destas por pessoas de baixa ou nenhuma visão. E além disso, todo o acompanhamento também foi feito por uma intérprete de libras, possibilitando que os conhecimentos repassados pelos proponentes do projeto, alcançasse uma audiência maior e mais diversa.

O projeto foi desenvolvido pelo fotógrafo Rodrigo Färber, responsável pela curadoria, em parceria com o historiador Jonas Felácio Junior, responsável pelo acompanhamento histórico, Dominique Calixto Martins, intérprete de libras e Tayla Kuhnen, tradutora especialista para Braile.

Compartilhe a notícia: