Psicologia no Setembro Amarelo

23/09/2022

Entre os dias 19/09 e 23/09, o Projeto Bem Viver e o Curso de Psicologia realizaram diversas palestras e intervenções em alusão ao Setembro Amarelo.

Na terça-feira (20) foram dois momentos no colégio Henrique Fontes, onde atenderam aproximadamente 180 alunos. O contato com os alunos foi ao encontro do projeto da escola intitulado ''Você tem medo de quê?''. As acadêmicas Gislaine Ribeiro de Jesus e Mariana Kominkiewicz falaram sobre emoções, perspectivas de futuro, escolha, ansiedade, medos, inseguranças e outras questões emocionais do público.

Na quarta-feira (21) as intervenções aconteceram em Braço do Trombudo, na EEB Adolfo Böving. Foram, quatro momentos, ao longo de todo o dia, 6 turmas no período matutino e 3 turmas no período vespertino. As palestras foram realizadas pelos acadêmicos Renato Raimundo, Gislaine Ribeiro de Jesus, Mariana Kominkiewicz e Mayne Margadona. As temáticas envolveram comportamento autolesivo, estratégias para lidar com as emoções, sinais e sintomas e prevenção ao suicídio. Mais de 130 alunos foram contemplados.

Na quinta-feira (22) se dividiram em três momentos distintos no Centro Educacional Sebastião Back. As falas aconteceram com cerca de 90 alunos e tiveram por objetivo trabalhar os temas em torno do Setembro Amarelo, principalmente, no que diz respeito a identificação das emoções e as formas de pedir ajuda. As acadêmicas envolvidas foram Mayne Margadona e Tairini Petri.

Todas as ações realizadas foram supervisionadas pela Prof.ª M. Katia Gonçalves dos Santos, professora do curso de Psicologia e coordenadora do Projeto Bem Viver e tiveram por objetivo a prevenção ao comportamento suicida, promoção de saúde mental, instrumentalização das crianças e adolescentes para identificação de sinais e sintomas de sofrimento emocional em si e no outro e, principalmente, as possíveis maneiras de pedir ajuda, quando necessário.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!