Unidavi recebe eventos de Educação em Ciências e Ensino de Biologia

05/12/2023

A Unidavi recebeu, entre os dias 9 e 11 de novembro, o IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e o X Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Com o tema ''Educação Científica: um fazer emancipatório na Educação em Ciências'', os eventos foram realizados no formato híbrido, com atividades presenciais e remotas.

Foram promovidas rodas de conversa, diálogos e reflexões entre os professores, acadêmicos, formadores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores na busca da melhoria da Educação em Ciências dos estados do sul e demais regiões do Brasil e a qualificação pedagógica na sala de aula.

A abertura dos eventos foi marcada pelo Kamishibai "O velho que faz florescer árvores e o fiel Shiro", uma apresentação cultural de origem japonesa interpretada por Thyara Nascimento Hirano, do Teatro Dori. Em seguida, teve início o primeiro diálogo científico, intitulado "Diálogos científicos sobre a promoção da educação científica na escola: contribuições da Química e da Biologia". O diálogo contou com a participação do Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS/RS), Prof. Dr. Marcus Eduardo Maciel Ribeiro (IFSul/RS) e mediação da Prof.ª Dr.ª Anelise Grünfeld de Luca (IFC - Araquari).

No segundo dia, o sociólogo Prof. Dr. Pedro Demo ministrou o segundo debate científico e palestra "Educação Emancipatória precisa de Educação Científica", mediada pelo Prof. Dr. Marcus Eduardo Maciel Ribeiro. Demo e Marcus também concederam uma entrevista ao podcast Abstract da Unidavi, mediada pela Prof.ª Dr.ª Sandra Aparecida dos Santos, diretora do Colégio Unidavi, membro da Comissão Organizadora do evento.

No último dia do IV SECEC e X EREBIO-SUL, o terceiro diálogo científico, "O que sabe quem ensina? Desafios da formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia", contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Pansera de Araújo (Unijuí/RS), Prof. Dr. Marcelo Valério (UFPR/PR) e mediação da Prof.ª M.ª Beatriz Pereira (SME/Prefeitura Municipal de São José PPGECT/UFSC).

O simpósio estimulou a reflexão sobre os desafios e avanços na Educação em Ciências, impulsionando o desenvolvimento educacional e científico. O IV SECEC e X EREBIO-SUL representaram não apenas uma oportunidade para a disseminação de conhecimento, mas também um espaço de construção colaborativa de ideias. A transmissão ao vivo do evento, com tradução simultânea em LIBRAS, ampliou a participação, garantindo acessibilidade e inclusão.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!