Acafe reúne profissionais de T.I. para evento estadual no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó

14/03/2023

Na era da tecnologia e sua constante expansão, aprimorar conhecimentos faz parte do cotidiano de todos os profissionais, sobretudo no âmbito acadêmico, onde surgem as pesquisas e as grandes soluções para a sociedade. Pensando nisso, a Acafe realizou, no último final de semana, o primeiro Go TI.IES, evento estadual voltado para profissionais da Tecnologia da Informação das 14 Universidades Comunitárias de Santa Catarina e convidados. O encontro ocorreu em Chapecó, no Pollen Parque Científico e Tecnológico e reuniu mais de 70 profissionais.

''As nossas universidades respiram tecnologia. Um dos grandes diferenciais que as nossas universidades comunitárias proporcionam é isso, laboratórios de ponta, um ambiente rico e sinergia entre as instituições, que promovam troca de experiências, crescimento conjunto entre as IES e, consequentemente, inovação e desenvolvimento para nosso estado'', explicou a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta.

Palestras, apresentações, cases de sucesso, inovação, network e muita troca de experiências nortearam esta primeira edição que teve como objetivo conectar e impulsionar os setores de Tecnologia da Informação das Instituições de Ensino Superior. Para o gerente de TI da Unochapecó e coordenador da Câmara de TI da Acafe, Lissandro Hoffmeister, as Universidades Comunitárias do Sistema Acafe tiveram um papel fundamental na sociedade no enfrentamento da pandemia da Covid-19, e um dos setores essenciais neste processo foi, sem dúvidas, a tecnologia da informação.

''Se alguém ainda tinha dúvidas de que a tecnologia da informação é estratégica para uma Instituição de Ensino Superior, acredito que a pandemia deixou muito clara nossa missão. Essas áreas permitiram a continuidade de muitos negócios, e quem estava carente de recursos, seja pessoal ou tecnológico, sofreu muito e pode ter colocado em risco suas atividades. Tivemos conhecimento de muitas instituições no Brasil que tiveram suas aulas interrompidas. Nunca foi tão importante a aproximação das áreas de TI. Precisamos pensar grande, pensar ''fora da caixinha'' e pensar em soluções realmente impactantes para os nossos negócios. Nossas equipes reúnem todas as condições para impactar nossas instituições e nossas regiões no quesito tecnologia'', afirmou Hoffmeister.