Professor e estudantes do Colégio Unidavi participam do II Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade

22/03/2023

O professor da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Geografia, do Colégio Universitário Unidavi, Dr. Adilson Tadeu Basquerote Silva, e os estudantes do Ensino Médio, Paulo Antonio Urbanek e Maria Eduarda Rosa, participaram entre os dias 17 e 19 de março do II Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade (CONPIS, 2023), realizado na modalidade on-line.

O Conpis é um evento que possibilita o diálogo interdisciplinar entre coletivos, profissionais, docentes, pesquisadores e organizações que estejam atuando em favor da pretensa sustentabilidade e fomenta mudanças e avanços conceituais e teóricos, estratégias e recursos inovadores, relatos de experiência e perspectivas futuras para as práticas sustentáveis.

Os representantes do Colégio Universitário apresentaram o artigo: Espaços públicos de lazer em Rio do Sul (SC): um olhar sobre Parque Municipal Harry Hobus na perspectiva de estudantes do Ensino Médio, que resulta de uma das pesquisas desenvolvidas no ano de 2022, no Itinerário Formativo de Sociedade e Cidadania e vinculadas ao Projeto de Extensão Cidadania territorial na Educação Básica: aproximações com o Projeto Nós Propomos!

O estudo apresentou como objetivos identificar o estado de condições estruturais e de limpeza do parque Municipal Harry Hobus, localizado na cidade de Rio do Sul (SC) e vincular o conhecimento científico e tecnológico à perspectiva do respeito aos seres humanos e à natureza, estabelecendo relação com o contexto de vivência dos estudantes e seu entorno.

O evento, que contou com palestras, workshops e apresentação de trabalhos, reuniu estudantes e pesquisadores de todas as regiões do Brasil, sobretudo dos programas de graduação e de pós-graduação. No entanto, entre as 24 pesquisas selecionadas para apresentação oral, apenas o Colégio Universitário Unidavi esteve representado por estudantes do Ensino Médio. Para mais, a pesquisa recebeu inúmeros elogios dos participantes e será publicada como um capítulo de livro.

Os autores destacam o apoio incondicional e irrestrito do Colégio Universitário Unidavi que possibilita a ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica e a possibilidade de partilhar as experiências de aprendizagens vivenciadas no cotidiano das aulas.

Link do trabalho