Acafe institui Comitê de Segurança em Santa Catarina

27/04/2023

Grupo de trabalho irá atuar em conjunto em ações de seguranças em seus colégios e Instituições Comunitárias.

Representantes das 14 instituições comunitárias que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) reuniram-se nesta quarta-feira, 26, na sede da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, para a instituição de um Comitê Consultivo Permanente de Planejamento e Segurança. ''Antes mesmo deste lamentável fato ocorrido em Blumenau, nossas instituições de ensino superior e, aquelas que possuem colégios, já possuíam protocolos e modelos de segurança robustos, mas avaliamos que é hora de aprimorar e nos unirmos para blindar a integridade física dos nossos alunos, suas famílias e toda comunidade escolar'', comenta a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta.

Durante o encontro, o grupo de trabalho discutiu e organizou ações conjuntas a partir de iniciativas já implantadas em cada uma das 14 instituições associadas. De acordo com o secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, a partir de agora, será instituído um Comitê Consultivo Permanente de Planejamento e Segurança composto por representantes de todas as associadas que desenvolverá uma cartilha contendo um robusto protocolo padrão de ação.

''Nossa preocupação abrange também a evasão de alunos, incêndio, acidentes naturais e estruturais, situações de pânico, entre outros. Cada IES possui expertises diferentes, o que nos ajuda a compor uma cartilha bem elaborada para garantir a segurança de todos'', explica Koehntopp.

Além de ser um espaço para compartilhamento de boas práticas, o grupo servirá também para reuniões de alinhamento de ações, proposição de capacitações, treinamentos, palestras, troca de experiências, novas tecnologias e conteúdo científico.

Representando a Unidavi, estiveram presentes o Coordenador de Recursos Humanos Roberto Nagel e o Coordenador de Segurança da Instituição Ademir Celso Correia Júnior.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!