Unidavi participa do VIII Fiepe da Acafe, na Unesc em Criciúma

27/04/2023

Aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de abril a 8ª edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe), realizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e correalização da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Entre os destaques da programação esteve o painel ''Ecossistema de inovação catarinense: a importância da Plataforma ON para as Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe'', apresentado pela pesquisadora, professora e consultora em empreendedorismo, tecnologia e inovação, Cristina Martins, coordenadora técnico científica da Fapesc/Acafe e gerente de projetos Acafe/SCTi.

Os professores Charles Roberto Hasse, Aldo Kaestner, Anielle Gonçalves de Oliveira e Lilian Adriana Borges representaram a Unidavi no VIII Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, realizado na cidade de Criciúma, no Campus da Universidade do Extremo Oeste de Santa Catarina. O fórum acontece a cada dois anos e constitui um evento promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Foram realizados painéis de apresentação de relatos de experiências e pôsteres relacionados às dimensões ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, o fórum representa um momento de reunião entre pares e compartilhamento de experiências, questões emergentes, interação de estudantes, docentes das diversas Instituições e, potencialmente, pode gerar colaborações nas dimensões e projetos abordados no evento.

Na segunda-feira (17 de abril), o Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Professor Charles Roberto Hasse, liderou a reunião da Câmara de Extensão da Acafe, com a participação do Professor Aldo Kaestner, Coordenador de Extensão. Simultaneamente, as Professoras Lilian Adriana Borges e Anielle Gonçalves de Oliveira participaram da reunião da Câmara de Pesquisa. No dia 18 de abril, a Unidavi participou do painel de pôsteres com quatro trabalhos de docentes e estudantes da Unidavi:

PROJETO AMICO (AMIGOS DO CORAÇÃO) NO CONTEXTO DA COVID-19: PROPOSTA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA E REABILITAÇÃO NA INFECÇÃO POR COVID-19

Autores: Lucas Lemonie Zunino, Josie Budag Matsuda, Luis Otavio Matsuda, Ana Inês Gonzáles (Orientadora).

JARDIM BOTÂNICO DE RIO DO SUL: O PRIMEIRO ESPAÇO PÚBLICO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ INTEGRANDO COLEÇÕES BOTÂNICAS, PESQUISA, LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Robson Carlos Avi (Orientador), Adriano Martins Pereira, Charles Roberto Hasse

A EXPERIÊNCIA DO GTEC SOCIAL UNIDAVI EM SEU PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO

Anielle Gonçalves de Oliveira (Orientadora), Daniel Rodrigo Strelow, Charles Roberto Hasse

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE UBS

Anielle Gonçalves de Oliveira (Orientadora), Charles Roberto Hasse, Francielle Zeni

Ao longo de três dias, aconteceram palestras de grande relevância para o planejamento e desenvolvimento das Instituições da Acafe, que foram assistidas pela equipe da Unidavi:

• ''Ecossistema de inovação catarinense: a importância da plataforma ON para as IES da ACAFE'', com a Professora Cristina Martins.
  • ''Formação Superior no Século XXI: Inovação, Sociedade e Economia", com o Professor Paulo Barone.
  • ''Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia'', com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina, Marcelo Fett, e, com o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fábio Wagner Pinto.
  • ''Painel Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão'', com o Prof. Luciano Sathler e o Professor Rafael Roesler.

''O evento colabora para a nossa integração como sistema e apresenta várias possibilidades de desenvolvimento de projetos em conjunto em prol das comunidades a que servimos'', pontua o Professor Charles. De forma geral, foram geradas oportunidades de ações compartilhadas com outras Instituições da Acafe, além do reconhecimento de boas práticas para a curricularização da extensão, que serão compartilhadas com a Pró-reitoria de Ensino e as Coordenações de Curso da Unidavi.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!