Acadêmicos de Direito participam de Audiência de Instrução e Julgamento simulada em Ituporanga

28/06/2023

No dia 14 de junho os estudantes da 7ª fase do curso de Direito do Campus de Ituporanga, entusiasmados com a oportunidade de vivenciar a prática jurídica, tiveram a chance de participar de uma Audiência de Instrução e Julgamento simulada. A atividade faz parte das disciplinas do curso e proporcionou aos alunos uma experiência realista do ambiente judiciário.

A ação judicial simulada tinha como foco a Remoção ou Substituição de Curador nomeado para exercer a curatela de uma pessoa interditada. Todos os integrantes da turma foram envolvidos no projeto e, sob a orientação do Prof. Alan Iago Kistner, assumiram papéis fundamentais na elaboração de todos os atos processuais. Desde a elaboração da petição inicial até os desfechos da audiência, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar cada etapa do processo.

Vale ressaltar que o processo judicial simulado foi construído com dados fictícios, criados especialmente para a simulação. O professor e os alunos trabalharam em conjunto para desenvolver todos os documentos necessários, incluindo a representação dos atos judiciais, que foram devidamente identificados como "atos simulados, para fins meramente acadêmicos".

A audiência simulada contou com a participação do professor, que assumiu o papel de Juiz de Direito, supervisionando e orientando os acadêmicos durante todo o procedimento. Além disso, o grupo da magistratura também desempenhou um papel crucial na condução da audiência, colaborando com o professor para garantir a qualidade e o realismo da simulação.

Para os estudantes, essa experiência foi extremamente enriquecedora, proporcionando um mergulho profundo na prática jurídica e no funcionamento do sistema de justiça. Eles puderam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, enfrentar desafios e aprimorar suas habilidades argumentativas e de raciocínio jurídico.

O professor responsável pelo projeto destacou a importância dessas atividades práticas para a formação dos futuros profissionais do Direito. "A simulação de um processo judicial real é uma excelente oportunidade para os alunos se familiarizarem com as dinâmicas do tribunal, aprimorarem suas habilidades de advocacia e desenvolverem um entendimento mais profundo das questões legais", afirmou o Prof. Alan.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!