Acadêmicos de Direito - Rio do Sul - realizam Viagem de Estudos para Florianópolis

19/06/2023

No dia 13 de junho, os acadêmicos do curso de Direito da Unidavi de Rio do Sul realizaram viagem de estudos à Capital do Estado, Florianópolis. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores M.e. Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho e Esp. Giovane Fernando Medeiros.

Durante a viagem os acadêmicos tiveram a oportunidade de visitar alguns dos principais órgãos de relevância jurídica na esfera estadual, como o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), onde foram recebidos pelos desembargadores e puderam acompanhar sessões de julgamento e tirar dúvidas acerca das funções, competências e atuação dos magistrados na segunda instância.

Ainda, foi realizada visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), onde visitaram o Plenário da Assembleia e puderam assistir a uma palestra acerca do processo e técnica legislativa no âmbito estadual, que foi realizada no Plenarinho.

Encerrando as visitações, os acadêmicos conheceram as estruturas da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL), onde foram apresentados à carreira na Polícia Civil no nosso estado e tiveram a oportunidade de acompanhar parte de uma formação dos agentes da polícia civil.

De acordo com a acadêmica da 3ª fase, Mayara Ias, ''Foi uma experiência única. Realizar essa visita no tribunal e principalmente ter a oportunidade de observar a atuação dos desembargadores, foi extremamente importante para perceber como a decisão proferida por eles trás para a sociedade uma segurança jurídica. Observar as sessões demonstrou como a função deles é relevante e como o direito é necessário para a manutenção da ordem e que a imparcialidade é fundamental nas decisões. Além disso, foi possível relacionar prática e teoria, o que por sua vez, contribui para a construção do conhecimento de forma efetiva.''

De acordo com o professor Elizeu ''As visitas proporcionam aos acadêmicos uma experiência única, na medida em que retratam diferentes realidades e aspectos do poder político-jurídico e tornam tangíveis temáticas debatidas ao longa das disciplinas e os aproximam dos principais órgãos e instâncias de poder estatal.''

Além disso, por se tratar de visitas guiadas, o conhecimento adquirido ao longo das visitações coaduna com os objetivos e princípios pedagógicos e curriculares da instituição, contribuindo para o estabelecimento de uma sólida formação acadêmica, sempre tendo em mente o papel desse conhecimento nas atividades e práticas sociais em que estarão inseridos os acadêmicos.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!