Acadêmicos de Direito da Unidavi visitam órgãos jurídicos em Florianópolis

22/06/2023

No dia 15 de junho, os estudantes do curso de Direito da Unidavi, campus de Ituporanga, tiveram uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos jurídicos. Acompanhados pelos professores M.e Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho e Esp. Giovane Fernando Medeiros, os acadêmicos realizaram uma viagem de estudos à capital do Estado, Florianópolis.

Durante a visita, os alunos tiveram a chance de conhecer de perto alguns dos principais órgãos de relevância jurídica na esfera estadual. Uma das visitas foi no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), onde foram recebidos pelos desembargadores, que gentilmente os receberam e compartilharam seu conhecimento sobre as funções, competências e atuação dos magistrados na segunda instância. Além disso, os acadêmicos puderam acompanhar sessões de julgamento e aproveitar a oportunidade para tirar dúvidas relacionadas ao sistema judiciário.

Outro ponto alto da visita foi a ida à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), onde os estudantes foram guiados até o Plenário da Assembleia. Lá, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o processo e técnica legislativa no âmbito estadual, a qual foi realizada no Plenarinho. Essa experiência permitiu que os acadêmicos entendessem melhor o funcionamento do poder legislativo e como são elaboradas as leis em nível estadual.

Encerrando o itinerário das visitações, os acadêmicos conheceram as instalações da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL). Nessa etapa, foram apresentados à carreira na Polícia Civil do estado e tiveram a oportunidade única de acompanhar parte do treinamento dos agentes policiais. Essa experiência proporcionou um olhar mais próximo sobre o trabalho realizado pela polícia na garantia da segurança e aplicação da justiça.

A viagem de estudos foi enriquecedora para os acadêmicos do curso de Direito da Unidavi, permitindo uma imersão prática na realidade jurídica catarinense. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o funcionamento dos órgãos judiciais e legislativos, ampliando seus horizontes e fortalecendo os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Essa iniciativa da Unidavi, aliada ao empenho dos professores e ao interesse dos estudantes, reforça a importância do aprendizado além dos muros da universidade. O contato direto com profissionais atuantes e com as estruturas dos órgãos públicos proporciona uma formação mais completa e prepara os futuros advogados para enfrentarem os desafios da carreira jurídica com excelência.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!