Acafe e Fapesc iniciam projeto Aproxima + SC

16/08/2023

Detentora da maior rede de pesquisadores do estado, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) iniciou sua participação no projeto Aproxima + SC, junto da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), colocando seu corpo técnico e acadêmico à disposição do desenvolvimento dos setores produtivos. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira, 16, em Rio do Sul, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale, Unidavi. Ao todo serão 13 edições em todas as regiões do estado reunindo centenas de empresários e entidades.

''O Aproxima + SC vem ao encontro do propósito maior da Acafe que é promover o desenvolvimento por meio da educação. Nós estamos em todo o estado de Santa Catarina com pesquisas em desenvolvimento e um corpo técnico altamente preparado para auxiliar os setores produtivos em melhorias de processos, novas tecnologias e avanços em seus negócios'', explica a presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

De acordo com o assessor de relações institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues, será um roteiro de intensos diálogos para ouvir os setores produtivos e empregar os pesquisadores e acadêmicos em pesquisas e inovação no estado. ''Santa Catarina já é vanguarda no desenvolvimento de tecnologia e inovação e isso acontece por conta do altíssimo nível de ensino que as nossas Universidades Comunitárias ofertam para o mercado. Mais uma vez, estamos nos unindo ao executivo estadual para ofertar inteligência acadêmica em prol do desenvolvimento'', comenta.

O Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, elogiou o encontro em Rio do Sul. Rio do Sul foi a primeira a receber ''Nós tivemos um dia especial. A Acafe, através da Unidavi, junto com as federações da indústria, comércio e regionais demonstraram o interesse e manifestaram a importância da aproximação com o governo do Estado, na figura da Fapesc. Isso é importante para que nós possamos entender o contexto, direcionar recursos e priorizar projetos importantes, verificando onde está a demanda e a oferta de oportunidades''.

O Reitor da Unidavi, Alcir Teixeira, celebrou o fato da instituição ter sido a primeira a receber o roteiro. ''Somos privilegiados pelo início pela região do Alto Vale do Itajaí. A Fapesc está em um tempo novo, vindo ao encontro das forças produtivas e da academia, pelo desenvolvimento de toda a região. Certamente, o Alto Vale dará o retorno e todo recurso será muito bem aplicado''.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO APROXIMA + SC

Dia 16/08 - Quarta-feira
APROXIMA + SC em Rio do Sul (UNIDAVI)

Dia 17/08 - Quinta-feira
APROXIMA + SC em Caçador (UNIARP)

Dia 30/08 - Quarta-feira
APROXIMA + SC em Joinville (UNIVILLE)

Dia 13/09 - Quarta-feira
APROXIMA + SC em Criciúma (UNESC)

Dia 14/09 - Quinta-feira
APROXIMA + SC em Orleans (UNIBAVE)

Dia 20/09 - Quarta -feira
APROXIMA + SC em Chapecó (UNO) + Evento de Mobilidade Urbana)

Dia 10/10 - Terça-feira
APROXIMA + SC em Lages (UNIPLAC)

Dia 26/10 - Terça-feira
APROXIMA + SC em Joaçaba (UNOESC)

Dia 08/11 - Quarta-feira
APROXIMA + SC em Florianópolis (UDESC)

Dia 22/11 - Quarta-feira.
APROXIMA + SC em Itajaí (UNIVALI)

Dia 23/11 - Quinta-feira
APROXIMA + SC em Blumenau (FURB)

Dia 29/11 - quarta-feira