Unidavi e Prefeitura de Ibirama realizam levantamento arquitetônico da antiga Escola de Dalbergia em projeto de preservação histórica

11/08/2023

Em uma parceria colaborativa em prol da preservação do patrimônio histórico, o Professor Frank Dieter Schulze, juntamente com estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Unidavi, concluiu com sucesso a fase de levantamento arquitetônico da Escola de Dalbergia. Este avanço é um componente crucial do abrangente "Projeto de Pesquisa para Elaboração do Manual/Roteiro de Procedimentos para Restauro de Edificações em Estilo Enxaimel".

A Unidavi e a Prefeitura Municipal de Ibirama reafirmam seu compromisso com a conservação do Patrimônio Histórico do Alto Vale. Através dessa parceria, o legado da antiga Escola de Dalbergia está sendo minuciosamente estudado, destacando sua importância na história local e regional. Este empreendimento conjunto reflete a dedicação contínua à preservação da herança cultural, enquanto promove um entendimento mais profundo das técnicas arquitetônicas tradicionais.

Com o intuito de fornecer diretrizes sólidas para futuros projetos de restauro, as instituições visam desenvolver um Manual/Roteiro de Procedimentos abrangente. Ao fazer isso, estão construindo um alicerce para a preservação a longo prazo desses tesouros arquitetônicos.

Unidavi, se for pra fazer que seja pra valer!