Notícias

Aldeias Unidavi: Grupo interdisciplinar realiza visita técnica em Reserva Indígena

05/04/2024


No dia 13/03, quarta-feira, um grupo interdisciplinar composto por professores e acadêmicos da Unidavi realizou uma visita técnica à Aldeia Bugio, localizada na terra indígena Laklãnõ/Xokleng, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.

A recepção incluiu apresentações culturais, exposição de artesanato e proporcionou ao grupo uma oportunidade de aprender mais sobre a história, costumes, práticas e saberes do povo Laklãnõ/Xokleng. O grupo foi convidado a participar da Trilha da Sapopema, localizada dentro da aldeia. Durante o percurso de aproximadamente 1800 metros, os participantes puderam apreciar uma fauna e flora exuberantes, nascentes, riachos, pequenas cachoeiras e espécies nativas da Mata Atlântica - como a árvore que dá nome à trilha. Além disso, houve uma degustação da comida típica Kapug (carne assada na brasa/fogueira, dentro de taquaras).


Lideranças, crianças e adolescentes indígenas participaram de oficinas colaborativas, que resultaram em aprendizagens para o desenvolvimento de anteprojetos arquitetônicos e urbanísticos ao longo do semestre letivo.


O grupo interdisciplinar Aldeias Unidavi foi criado para permitir que todos os cursos de Graduação e Pós-graduação da instituição participem de ações relacionadas a temas transversais, envolvendo questões ambientais e povos originários.


Os interessados podem entrar em contato através do e-mail povosoriginarios@unidavi.edu.br e conferir o perfil @aldeiasunidavi.


Unidavi, Vem fazer Pra Valer!

Compartilhe a notícia: