Últimas Notícias
Notícias

Acadêmicos de Agronomia da Unidavi realizam viagem de estudos a Bom Jardim da Serra e São Joaquim
30/04/2025
No dia 26 de abril, os acadêmicos do Curso de Agronomia da Unidavi, acompanhados pelo Profº Dr. Diego Roters e pela Profª Drª Luciana Dias, realizaram uma viagem de estudos com visita técnica em Bom Jardim da Serra e em São Joaquim (SC), com o objetivo de enriquecer os ensinamentos obtidos em sala de aula. Na oportunidade, puderam vivenciar as belezas naturais da Serra Catarinense através dos seus campos de Araucárias, relevos acidentados, neossolos e um dos pontos focais da viagem, a Serra do Rio do Rastro.
O local é uma das mais belas e icônicas formações montanhosas do Brasil. Sua imponência geológica é formada por relevo escarpado com rochas sedimentares e de derrame basáltico. Faz parte da Bacia do Paraná e da Gondwana, fruto de processos geológicos complexos que ocorreram ao longo de milhões de anos.
Com uma paisagem ímpar vista através do mirante localizado no topo da serra aos 1.467m de altitude acima do nível do mar, os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender a importância geológica do local, os processos naturais que moldaram a formação da serra e o papel que desempenha no clima.
Em São Joaquim, os acadêmicos conheceram a Climaterra e o Engenheiro Agrônomo e meteorologista Ronaldo Coutinho que, com grande simpatia, repassou conhecimentos ímpares sobre a meteorologia e a climatologia. A Climaterra, através da atuação do Eng. Agrônomo Ronaldo Coutinho, desempenha um papel crucial na previsão meteorológica, considerando as especificidades de cada região onde as condições climáticas podem variar drasticamente e impactar diretamente na segurança e na qualidade de vida das pessoas.
Utilizando tecnologias de ponta em sua estação meteorológica, bem como modelos de previsão, ajuda a prever fenômenos como nevoeiros, geadas, tempestades, enchentes e mudanças rápidas de temperatura. Isso permite alertar a população, reduzindo riscos e danos à vida, à infraestruturas e à agricultura.
O clima é um dos maiores fatores de risco para os agricultores, que dependem de condições meteorológicas favoráveis para garantir boas colheitas. A previsão precisa de chuvas, geadas ou seca pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da produção agrícola. Por isso, informações detalhadas ajudam Engenheiros Agrônomos e agricultores a planejar o plantio e a colheita, além de fornecer orientações sobre o momento ideal para o uso de defensivos agrícolas ou irrigação, contribuindo para a eficiência e a sustentabilidade da atividade rural.
O desenvolvimento de práticas, viagens e visitas técnicas complementam a formação dos futuros Engenheiros Agrônomos e esse é um dos diferenciais do Curso de Agronomia da Unidavi.