Notícias

Docente da Unidavi participa da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária em Brasília

10/09/2025


Entre os dias 13 e 16 de agosto, ocorreu em Brasília a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (CONAES), um dos principais espaços de debate e articulação sobre políticas públicas e práticas de autogestão no Brasil. A Unidavi esteve representada pela professora Anielle Gonçalves de Oliveira, que participou como delegada pelo estado de Santa Catarina. Também integrou a delegação catarinense a representante do Alto Vale, Maria Hoepers, da Associação de Produtores de Plantas Bioativas de Presidente Getúlio (APPBIO).

A delegação catarinense contou com 40 representantes de diferentes regiões do estado, entre eles Anielle e Maria, que tiveram a responsabilidade de representar o Alto Vale do Itajaí neste importante espaço nacional. A programação teve início com o ato de abertura no Palácio do Planalto e seguiu com diversas atividades no Centro Técnico Educacional da CNTI. Entre os destaques, os participantes acompanharam palestras com o professor Márcio Pochmann e o professor Ladislau Dowbor, que trouxeram reflexões sobre economia solidária, desenvolvimento e participação social.

A conferência reuniu delegados de todas as regiões do país em um ambiente de encontro, diálogo e construção coletiva, com o objetivo de fortalecer a economia popular e solidária como caminho para uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Segundo a professora Anielle, ''a participação da Unidavi nesse espaço é fundamental para conectar a instituição às pautas nacionais, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da economia solidária e com o desenvolvimento sustentável do Alto Vale do Itajaí. Conseguimos levar as propostas que formulamos na conferência regional do Alto Vale, que foram aprovadas na estadual e agora também na nacional. Foi uma alegria participar nos três momentos, de muito aprendizado sobre democracia e participação social.''

Para Maria, presidente da APPBIO, ''Representar o Alto Vale do Itajaí na 4° conferência  da Economia Popular e Solidária em todas as suas etapas proporcionou momentos gratificantes de convivência com diferentes culturas e vasta troca de experiências, resultando em grande aprendizado. Sensação de dever cumprido. No entanto, nos resta o desafio de fazer com que as discussões e deliberações sobre a economia popular e solidária sejam cada dia mais realidade para todos nós.''

Compartilhe a notícia: